Re: Problemas enganosos, he he he...

> "Considere, num campo de futebol, os dois times e o juiz. Qual é a
> probabilidade de duas pessoas fazerem aniversário no mesmo dia do ano?."

Uma pergunta: Voce quer saber a probabilidade de exatamente
duas pessoas fazerem aniversário no mesmo dia do ano, ou de
pelo menos duas pessoas fazerem aniversario no mesmo dia do
ano????

No segundo caso, creio que a resposta seje igual a 1 - P (onde P
eh a probabilidade de ninguem aniversariar - inventei o verbo - no
mesmo dia).
Então seria:

1 - (365*364*363*...*343)/365^23
Se minhas contas nao falharem, da 50,7%....

No primeiro caso, basta colar do segundo :-))
22 pessoas tem que fazer aniversário em dias distintos e uma
pessoa tem que aniversariar num dos 22 dias pre-estipulado (o
aniversário das outras pessoas em campo). Logo:
(365*364*363*...*344*22)/365^23
Se minhas contas nao falharem, deve dar perto de PI% (3,16%)....
:-)))