Re: Soma de PG

Carneiro,

        Realmente, só cheguei a ler sobre séries convergentes após a escrita de meu último e-mail. Entretanto, no caso descrito, onde q = -1, acho que, segundo o que eu mesmo disse, a mesma lógica (fórmula ou como quiser denominar) pode ser utilizada. Assim, como no caso em que q = 1, onde teríamos o infinito: S = 1 + 1 + 1 + 1 + 1 + ... Substituindo em S = a1 / (1 - q), temos uma divisão por zero, que na verdade, quer dizer infinito. Isto se não estou enganado. Quem puder esclarecer isto de uma forma melhor, por favor, esclareça, pois não passo de um estudante do ensino médio, segundo ano.

Thadeu Lima de Souza Cascardo