Re: Teorema de Godel e um Enigma

On Tue, 4 May 1999, Dopelgänger wrote:

> E por que não poderia?
> Se o lógiko pudesse provar, usando apenas a frase como informação, geraria
> um paradoxo...
> Então ele não pode provar.

Mas isto é o que eu falei! SE o cavaleiro puder falar esta frase,
ela satisfaz às condições pedidas. Minha dúvida não é esta e sim
se um cavaleiro *poderia* fazer esta afirmação. E parece duvidoso,
pois porque não poderia o lógiko usar a frase para concluir que
o indivíduo não é um caviloso, e portanto só pode ser um cavaleiro?
Nós afinal deduzimos isto sem nenhuma dificuldade; porque seria
diferente para o lógiko?

[]s, N.
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau