Re: Teorema de Godel e um Enigma

> Mas isto é o que eu falei! SE o cavaleiro puder falar esta frase,
> ela satisfaz às condições pedidas. Minha dúvida não é esta e sim
> se um cavaleiro *poderia* fazer esta afirmação. E parece duvidoso,
> pois porque não poderia o lógiko usar a frase para concluir que
> o indivíduo não é um caviloso, e portanto só pode ser um cavaleiro?
> Nós afinal deduzimos isto sem nenhuma dificuldade; porque seria
> diferente para o lógiko?

O lógiko sabe que ele é um cavaleiro, mas não pode provar, pois geraria um
"looping" sem saída... A única saída para o impasse, é o lógiko admitir que
não pode provar, mas mesmo assim sabendo que o habitante é um cavaleiro...

Pelo que eu entendi do Teorema de Gödel, ele trata justamente disso: Dentro
de uma estrutura de axiomas, existiriam coisas que nós saberíamos que são
verdades, mas que não poderíamos provar usando apenas esses axiomas...

<Bruno>