Re: [obm-l] Polinômios de variável complexa

Oi Smolka.

Talvez a minha última mensagem ainda não tenha chegado... Você tem razão em prestar atenção ao fato de que a variável é complexa, e nem todos os Teoremas de variável real valem. Mas, repito, a soluão que eu tinha vale mesmo que x seja uma variável complexa. Deixe-me dizer tudo da seguinte forma para ressaltar bem a diferença que você está colocando (e que é saudável):

i) Eu tenho um polinômio P(x)=(x+1)(x+3)(x+5)+k(x+2)(x+4) de variável complexa;
ii) Note que P tem grau 3, então tem , no máximo, 3 raízes complexas (**este** Teorema vale para polinômios de variáveis e coeficientes complexos).
iii) Considere agora o polinômio Q(x)=(x+1)(x+3)(x+5)+k(x+2)(x+4), onde a única diferença é que Q tem x como variável **real**. Ou seja, P:C->C, mas Q:R->R. Eu posso fazer isto pois, se x é real, Q(x) é real.
iv) O raciocínio daquela solução mostra que Q tem 3 raízes reais, digamos, x1, x2 e x3.
v) Mas, note que, quando x é real, então P(x)=Q(x). Em outras palavras, P(x1)=P(x2)=P(x3)=0. Ou seja, x1, x2 e x3 também são raízes de P, e são reais.
vi) Mas, como P só tem no máximo 3 raízes complexas, elas são os mesmos x1, x2 e x3. Assim, elas são reais!

Então não adianta procurar raízes não reais, elas não existem!

Isto dito.... os raciocínios que você está fazendo são super legais para tentar "enxergar" o que o polinômio faz com o plano de Argand-Gauss. De uma certa maneira, eu devia ficar quieto e deixar você explorar o assunto, pois você vai achar um monte de coisas legais assim, mesmo que não resolvam *ESTE* problema! :)

Abraço,
     Ralph