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Re: [obm-l] Radiciação 8ª série



Então, o que eu ja pensei um pouco sobre isso.

Acho que a unica função da racionalização é tornar o resultado mais facil de interpretar. Vamos supor que vc esta fazendo um exercicio e chega ao resultado: 1/sqrt(3). Eh muito mais facil de vc ter rapidamente uma noção de quanto isso vale se vc olhar a forma com o denominador racionalizado: sqrt(3) / 3; sabendo que sqrt(3) é mais ou menos 1.73, sabemos que isso ai da um pouquinho menos que 0.58, enquanto que seria mais dificil de chegar à mesma conclusão, com essa mesma precisão, so olhando pra 1/sqrt(3) (mesmo usando que sqrt(3) ~ 1.73, não é tao evidente que 1/1.73 ~= 0.6).
Eu acho importante nesse aspecto, para que o aluno possa ter uma noção mais proxima à sua realidade (ie, ao valor que ele pode medir com a régua no triangulo que tinha o angulo cuja tangente originou o valor 1/sqrt(3) por exemplo) do que significa o valor que encontrou.

Um exemplo mais evidente: suponha que vc concluiu que "um segmento tem medida 1/(2 + sqrt(3)) cm". Quanto é isso, mais ou menos? Ora, multiplique por 2 - sqrt(3) em cima e em baixo, obtenha (2 - sqrt(3))/(4 - 3) = 2 - sqrt(3) ~= 0.27 cm, um valor bem mais facil de "ver" (tudo bem, forcei o denominador dar 1 neste caso, mas isso sempre deixa mais facil de ver o resutlado)

Mais pra frente, quando os alunos forem estudar numeros complexos, se tiver um "i" no denominador, ele desaparecera com o mesmo raciocinio, e é muito mais facil dividir por um real do que por um complexo não real (muito mais facil no sentido de "enxergar" o quanto da)

Abraço
Bruno

On 19/02/2008, vitoriogauss <vitoriogauss@xxxxxxxxxx> wrote:
Olá colegas,
 
Estou ensinando radiciação na 8ª.
 
Vou entrar em racionalização de denominadores, porém no site do BIGODE, o mesmo diz que racionalização só é importante para a "prova de radiciação".. .
 
Ou seja, não é interessante ensinar racionalização, pois não há mudança no resultado.
 
Eu não concordo, particulamente, porque a matemática não é feita de coisas sem uso, digamos assim. Deve existir uma aplicabilidade.



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Bruno FRANÇA DOS REIS

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e^(pi*i)+1=0