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[obm-l] Re: [obm-l] (OFF) Considerações aos Matemáticos Amigos



Oi, João, bom dia
Eu quase não falo aqui na lista, fico aprendendo o tempo todo. Mas eu preciso dizer uma coisa: posso estar enganada, mas, no meu coração, eu acho que todos os matemáticos são amigos. De um jeito ou de outro todos se ajudam. Mais fraterno ainda do que isto? Como? E, particularmente, eu também aprendo o dia todo com os meus erros, muito mais do que com os erros dos outros mestres. Eu me divirto é que a matemática não acaba nunca e a gente sempre pode olhar pelos mais diversos ângulos.
Um bom dia,
Maria Teresa a menor das formiguinhas em matemática
----- Original Message ----- From: <JoaoCarlos_Junior@xxxxxxxxxxxxx>
To: <obm-l@xxxxxxxxxxxxxx>
Sent: Thursday, October 18, 2007 9:08 AM
Subject: [obm-l] (OFF) Considerações aos Matemáticos Amigos






Algumas considerações:
1)    Os alunos aprendem mais observando erros naturais de seus mestres do
que os acertos. Percebam a força da palavra: "naturais" nesta frase.
2)    Uma resolução não é melhor que outra por ser mais curta. Muitos
outros critérios podem ser apontados, por exemplo: 1) Uma solução mais
longa (questão que comporta graus) pode ser mais adequada à solução de
determinado conjunto de problemas que derivam de algum apresentado do que
aqueloutra mais breve; 2) Se a solução mais longa foi também a primeira a
ser apresentada e serviu de degrau à segunda mais curta, então, ambas tem
valores iguais (ou próximos), pois o primeiro degrau de uma escada não é
melhor nem pior que o segundo.
3)    O mundo matemático estaria bem mais desenvolvido se os matemáticos
estivessem mais unidos, i.e., fraternos.

Fraternalmente, João.



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Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html
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