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Re: [obm-l] Re: [obm-l] picar etagem no ensino da matemática



Caro Felipe
 
O "esquema" da raiz funciona para quadrados perfeitos de 3 dígitos, mas não é um "método generalizado" para todos os números, de 0 a 1000000, como diz nosso querido charlatão ao demonstrar seu método da raiz de uma forma bem mais detalhada (obviamente, denovo somente para seus casos particulares), e sem cortes, em um outro vídeo em que o imbecil aparece explicando na BAND, video que também pode ser encontrado no YouTube. A propósito, quanto é a raiz de 243? 1,41,7... rsrs
 
Para mim, a intenção não é ajudar a população, mas sim fazer sucesso na telinha. Vc viu que legal o método mágico da soma dele? E agora, aquele fulano que acha super fácil fazer a soma depois de ter visto o gênio ensinar; suponha que vc tem uma loja e precisa de um cobrador, vc chamaria esse fulano pra trabalhar?
 
Outra coisa: pra que ensinar a calcular raiz quadrada por métodos mirabolantes que não funcionam, enquanto que nem a soma ele ensina direito? Qual das operações vc acha mais importante de ser dominada por toda a população? A soma ou a raiz quadrada? A soma, já que o fulano poderá contar seu salário, contar o quanto gasta, o quanto sobra... já a raiz, não tem serventia alguma em um primeiro momento para a população em geral.
 
Bruno

 
2007/7/5, Felipe Avelino <felipeavelino@gmail.com>:
O "esquema" da raiz quadrada realmente funciona pessoal, mas só para as raízes exatas de três dígitos. Editaram a filmagem e, acredito eu, acabaram cortando a explicação.
Também acho que ele exagerou quando disse que é um método revolucionário tendo em vista que a maior parte dos seus "algoritmos" são extremamentes restritos, de forma que mais se  parecem com macetes. Agora, se os métodos não funcionaram em alguns casos, é bom ir com calma antes de chamar ele de babaca. Provavelmente deve estar faltando alguma explicação e/ou restrição que deve ser analisada com um maior rigor antes de fuzilar o pobre coitado. 
Assim, ao contrário de babaca, o que me parece é que ele tem uma boa intenção na tentativa de levar, ao menos interesse  a uma população em que, na minha opinião, 90% não sabem fazer uma operação simples de matemática.
 
Felipe Avelino
2007/7/4, Fellipe Rossi <rossi.fellipe@gmail.com>:
Lamentável

Em 04/07/07, Rogerio Ponce <rogerioponce-obm@yahoo.com.br > escreveu:
Ola' pessoal,
ainda bem que ele nao refinou os macetes:

Por exemplo, quanto vale 199 / 995?
Ora, basta "cortar" os "99" de cima e de baixo, de modo que o resultado e' 1/5 ( ( pode conferir ! ).

Da mesma forma, calcular 424/742 tambem e' muito facil: basta simplificar o "42" de cima com o "42" de baixo, e o resultado e' 4/7.

Simples, nao?

[]'s
Rogerio Ponce

João Luís Gomes Guimarães <joaoluisbh@uol.com.br > escreveu:

Ou então a raiz de 784, por exemplo... é só "desprezar" o 8, e fazer a raiz
de 7 (?) e a raiz de 4...

é muito pilantra que há nesse mundo, mesmo...

----- Original Message -----
From: "Romildo Franco"
To:
Sent: Wednesday, July 04, 2007 12:58 PM
Subject: Re: [obm-l] picaretagem no ensino da matemática


> Manda ele achar a raiz de 962 agora.
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> Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
> =========================================================================


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Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
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Bruno França dos Reis
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