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[obm-l] Ora (direis), ouvir macetes... Certo, perdeste o senso... (quase off topic)



Oi, Jo�o

Voc� acabou me incentivando a explicitar algumas das obviedades (macetes?) que costumo apresentar a meus alunos para desentupir alguns de seus neur�nios (e � curioso como a maioria deles n�o t�m consci�ncia da praticidade das obviedades abaixo e depois, gra�as aos c�us as incorporam ao seu cotidiano). 
 
N�o tenho nenhum pudor de afirmar que obviedades em geral ajudam a motivar os alunos e os divertem, o que tamb�m � importante.  Depois fica mais f�cil conseguir "alguns minutos" de concentra��o para assuntos mais s�rios ...  Macetes de professor "velho"... consciente que a aten��o dos alunos custa caro e n�o � responsabilidade s� deles, mas nossa  tamb�m...

Obviedade 1:
Os prdutos not�veis (a+b)^2 , (a-b)^2 e (a+b)(a-b) s�o util�ssimos para fazer contas mentalmente...
26^2 = (25^2 + 50 + 1)...
37^2 = (40 - 3)^2 = ....
18.22 = (20-2)(20+2) = 400 -4...
 
Ali�s, conhe�o uma cara que odiava tanto os produtos not�veis (n�o via neles nenhuma utilidade - culpa nossa - dos professores) que n�o conseguia lembrar de jeito nenhum da palavra "not�vel" e os chamava de "produtos formid�veis"  !!!!!   Tudo bem, n�, eles realmente s�o formid�veis.  Nada contra...

Obviedade 2
Dividir ou multiplicar por 5 � uma  bobagem...  Use 10/2 ou 2/10 e fa�a aconta mentalmente.
327 x 5 = 3270  x 10/2 = 3250/2....

Obviedade 3 (n�o t�o �bvia assim: justifique-a)
Para elevar ao quadrado um inteiro terminado em 5, destaque o 5, multiplique o n�mero que sobra pelo seguinte e concatene com 25...:
75^2:  7 x  8 = 56 >>>>  5625
105^2:  10 x 11 = 110 >>>> 11025

Bem chega de divers�o por hoje.  Que inspira��o ca�tica...!

Abra�os,
Nehab

PS: Ora (direis) ouvir macetes! Certo, perdeste o senso! ....  (apud Olavo Bilac)
Sem querer ser deselegante como o Bilac (e insens�vel ao aparente romantismo desta poesia  - ela � "parnasiana"),  dei uma delirada: se voc� substituir estrelas por macetes, a linda poesia dele tamb�m funciona e � oportuna...
Ali�s um bom desafio para a galera que est� na onda do Vestiba � compreender porque os matem�ticos gostam (teoricamente) do parnasianismo - mesmo que n�o se d�em conta disto).  Respostas no pr�ximo email (se algu�m tiver saco de l�-lo)...

Ouvir estrelas
- Ora (direis) ouvir estrelas! Certo,
Perdeste o senso! E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouv�-las, muita vez desperto
E abro a janela, p�lido de espanto.

E conversamos longo tempo, enquanto
A Via L�ctea, como um p�lio aberto,
Cintila. E, ao vir o sol, saudoso e em pranto,
Ainda as procuro pelo c�u deserto.

Direis agora: - Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem quando est�o contigo?

E eu vos direi: - Amai para entend�-las,
Pois s� quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas!


At 23:35 4/7/2007, you wrote:
Oi Nehab,
 
Voc� tem raz�o, sim. N�o acho feio dizer que usamos macetes, pulos do gato, truque etc (todas essas express�es dizem a mesma coisa, em minha opini�o). Ali�s, eu os uso com meus alunos, e n�o tenho pudor nenhum em dizer a eles: "isto � um macete", "esse problema tem um pulo do gato", ou coloca��es do g�nero.
 
Eu s� achei que o tom do "professor", e da reportagem, passa uma id�ia errada do que seja a matem�tica. Uma coisa � usarmos nossos macetes depois que nos certificamos de ter dado uma base conceitual correta daquilo que queremos. Outra coisa � passar esses macetes (in�teis, por sinal), que nem s�o para resolver problemas curiosos ou malucos, mas interessantes. Veja bem, que import�ncia tem um algoritmo (vixi!) para extra��o de raiz quadrada que vale apenas para uma meia d�zia de n�meros?
 
Finalizando: voc� n�o me amolou, de jeito nehum. Deu-me at� uma boa oportunidade de falar mais sobre o que penso sobre esses "truques" na solu��o de certos problemas. Al�m disso, estamos em meio a um ambiente democr�tico de discuss�o, e � claro que toda discord�ncia deve ser bem-vinda, j� que s� contribui para o enriquecimendo do debate. Na verdade, acho que todos os emails que foram aqui postados sobre esse assunto, tendo eu concordado com ele(s ou n�o, ou com partes deles, serviram muito para esse enriquecimento!!
 
Um abra�o a todos,
 
Jo�o
----- Original Message -----
From: Carlos Eddy Esaguy Nehab
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Sent: Wednesday, July 04, 2007 9:36 PM
Subject: Re: [obm-l] Re: [obm-l] picaretagem no ensino da matem�tica

Ora, Jo�o,

N�o quero te amolar, mas... o que voc� entende por macete?  Esta palavra infelizmente tem uma conota��o negativa, mas n�s n�o fazemos outra coisa nesta lista que n�o seja usar procedimentos, regras, mem�ria anterior de solu��o de outros problemas, analogias  etc, etc. 

Voc� acha que � feio dizer que usamos macetes?  N�o acho.  Os macetes nada mais s�o do que experi�ncia acumulada...

E quer queiramos ou n�o, 99% do que fazemos aqui � encontrar "pulos do gato" para problemas curisos e muitas vezes malucos.

Tudo bem, gostamos disto, mas ....  haja macetes!

Que o tal "professor" � um idiota, que a escola que o chamou rid�cula, n�o se discute, mas n�s todos podemos odiar a palavra macete, mas n�o vivemos sem eles...

Caramba, n�o sei onde estava com a cabe�a que escrevi tanta inutilidade por causa de um idiota engra�ado !!!!

Abra�os,
Nehab

At 15:15 4/7/2007, you wrote:
�, mas ele est� tamb�m passando a id�ia de que a matem�tica �, na verdade, um conjunto de macetes...
----- Original Message -----
From: Carlos Eddy Esaguy Nehab
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Sent: Wednesday, July 04, 2007 2:39 PM
Subject: Re: [obm-l] picaretagem no ensino da matem�tica
Calma gente,
Se a gente levar para o lado da brincadeira, este maluco at� fez uma positiva propaganda da Matem�tica, sugerindo que ela nem � t�o dif�cil assim e, se bem ensinada, qualquer passante na rua pode aprender a fazer contas rapidinho...
Bem pior � o que eu vejo no dia a dia escrito em livros adotados por ai...  

Abra�os,
Nehab
At 11:09 4/7/2007, you wrote:
Meu, esse cara � um babaca. Como pode se dizer ser um professor? "E acha a raiz das ponta"...
 
Quero agora que a fant�stica RedeTV, ainda mais fant�stica pela publica��o desta fabulosa reportagem, desta incr�vel revolu��o no ensino da matem�tica, publique a pris�o deste charlat�o imbecil.
 
Ou ser� que a RedeTV pouco se importa com a forma��o do brasileiro? Querem apenas audi�ncia da grande massa desinformada que admira o "sucesso do m�todo", nas palavras da jornalista imbecil.
 
"Ele causou uma revolu��o" realmente, querida entrevistadora que n�o sei o nome, e vai acabar por estragar ainda mais nosso querido ensino.
 
O pior � ver o coitado do sujeito que dizia achar "super dif�cil" e agora achar "super f�cil"...
 
E que beleza de coordenadores desta escola estadual que convidaram o Sr. M�stico para ensinar seus super m�todos para os vestibulandos... ser� que ningu�m se d� conta de que vestibulando j� tem muito com o que sofrer?
 
Desculpem a revolta.
Bruno


 
2007/7/4, Marcelo Salhab Brogliato <msbrogli@gmail.com >:
Realmente, assustador!
abracos,
Salhab
On 7/4/07, Emanuel Valente < emanuelvalente@gmail.com> wrote:
> � incr�vel como uma emissora possa colocar uma mat�ria dessas. O
> cidad�o diz que desenvolveu algor�tmos para as 4 opera��es b�sicas e
> promete levar ao ensino p�blico. E pasmem, n�o � piada:
>
> http://www.youtube.com/watch?v=7-644rpNVT4
>
> =========================================================================
> Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
> =========================================================================
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Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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Bruno Fran�a dos Reis
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