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[obm-l] Ora (direis), ouvir macetes... Certo, perdeste o senso... (quase off topic)
Oi, Jo�o
Voc� acabou me incentivando a explicitar algumas das obviedades
(macetes?) que costumo apresentar a meus alunos para desentupir alguns de
seus neur�nios (e � curioso como a maioria deles n�o t�m consci�ncia da
praticidade das obviedades abaixo e depois, gra�as aos c�us as incorporam
ao seu cotidiano).
N�o tenho nenhum pudor de afirmar que obviedades em geral ajudam a
motivar os alunos e os divertem, o que tamb�m � importante. Depois
fica mais f�cil conseguir "alguns minutos" de concentra��o para
assuntos mais s�rios ... Macetes de professor "velho"...
consciente que a aten��o dos alunos custa caro e n�o � responsabilidade
s� deles, mas nossa tamb�m...
Obviedade 1:
Os prdutos not�veis (a+b)^2 , (a-b)^2 e (a+b)(a-b) s�o util�ssimos para
fazer contas mentalmente...
26^2 = (25^2 + 50 + 1)...
37^2 = (40 - 3)^2 = ....
18.22 = (20-2)(20+2) = 400 -4...
Ali�s, conhe�o uma cara que odiava tanto os produtos not�veis (n�o via
neles nenhuma utilidade - culpa nossa - dos professores) que n�o
conseguia lembrar de jeito nenhum da palavra "not�vel" e os
chamava de "produtos formid�veis" !!!!! Tudo
bem, n�, eles realmente s�o formid�veis. Nada contra...
Obviedade 2
Dividir ou multiplicar por 5 � uma bobagem... Use 10/2 ou
2/10 e fa�a aconta mentalmente.
327 x 5 = 3270 x 10/2 = 3250/2....
Obviedade 3 (n�o t�o �bvia assim: justifique-a)
Para elevar ao quadrado um inteiro terminado em 5, destaque o 5,
multiplique o n�mero que sobra pelo seguinte e concatene com 25...:
75^2: 7 x 8 = 56 >>>> 5625
105^2: 10 x 11 = 110 >>>> 11025
Bem chega de divers�o por hoje. Que inspira��o ca�tica...!
Abra�os,
Nehab
PS: Ora (direis) ouvir macetes! Certo, perdeste o senso! .... (apud
Olavo Bilac)
Sem querer ser deselegante como o Bilac (e insens�vel ao aparente
romantismo desta poesia - ela � "parnasiana"), dei
uma delirada: se voc� substituir estrelas por macetes, a linda poesia
dele tamb�m funciona e � oportuna...
Ali�s um bom desafio para a galera que est� na onda do Vestiba �
compreender porque os matem�ticos gostam (teoricamente) do parnasianismo
- mesmo que n�o se d�em conta disto). Respostas no pr�ximo email
(se algu�m tiver saco de l�-lo)...
Ouvir estrelas
- Ora (direis) ouvir estrelas! Certo,
Perdeste o senso! E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouv�-las, muita vez desperto
E abro a janela, p�lido de espanto.
E conversamos longo tempo, enquanto
A Via L�ctea, como um p�lio aberto,
Cintila. E, ao vir o sol, saudoso e em pranto,
Ainda as procuro pelo c�u deserto.
Direis agora: - Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem quando est�o contigo?
E eu vos direi: - Amai para entend�-las,
Pois s� quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas!
At 23:35 4/7/2007, you wrote:
Oi
Nehab,
Voc� tem raz�o, sim. N�o acho feio dizer que usamos
macetes, pulos do gato, truque etc (todas essas express�es dizem a mesma
coisa, em minha opini�o). Ali�s, eu os uso com meus alunos, e n�o tenho
pudor nenhum em dizer a eles: "isto � um macete", "esse
problema tem um pulo do gato", ou coloca��es do g�nero.
Eu s� achei que o tom do "professor", e da
reportagem, passa uma id�ia errada do que seja a matem�tica. Uma coisa �
usarmos nossos macetes depois que nos certificamos de ter dado uma base
conceitual correta daquilo que queremos. Outra coisa � passar esses
macetes (in�teis, por sinal), que nem s�o para resolver problemas
curiosos ou malucos, mas interessantes. Veja bem, que import�ncia tem um
algoritmo (vixi!) para extra��o de raiz quadrada que vale apenas para uma
meia d�zia de n�meros?
Finalizando: voc� n�o me amolou, de jeito nehum.
Deu-me at� uma boa oportunidade de falar mais sobre o que penso sobre
esses "truques" na solu��o de certos problemas. Al�m disso,
estamos em meio a um ambiente democr�tico de discuss�o, e � claro que
toda discord�ncia deve ser bem-vinda, j� que s� contribui para o
enriquecimendo do debate. Na verdade, acho que todos os emails que foram
aqui postados sobre esse assunto, tendo eu concordado com ele(s ou n�o,
ou com partes deles, serviram muito para esse enriquecimento!!
Um abra�o a todos,
Jo�o
- ----- Original Message -----
- From: Carlos Eddy Esaguy
Nehab
- To:
obm-l@mat.puc-rio.br
- Sent: Wednesday, July 04, 2007 9:36 PM
- Subject: Re: [obm-l] Re: [obm-l] picaretagem no ensino da
matem�tica
- Ora, Jo�o,
- N�o quero te amolar, mas... o que voc� entende por macete? Esta
palavra infelizmente tem uma conota��o negativa, mas n�s n�o fazemos
outra coisa nesta lista que n�o seja usar procedimentos, regras, mem�ria
anterior de solu��o de outros problemas, analogias etc, etc.
- Voc� acha que � feio dizer que usamos macetes? N�o acho.
Os macetes nada mais s�o do que experi�ncia acumulada...
- E quer queiramos ou n�o, 99% do que fazemos aqui � encontrar
"pulos do gato" para problemas curisos e muitas vezes
malucos.
- Tudo bem, gostamos disto, mas .... haja macetes!
- Que o tal "professor" � um idiota, que a escola que o
chamou rid�cula, n�o se discute, mas n�s todos podemos odiar a palavra
macete, mas n�o vivemos sem eles...
- Caramba, n�o sei onde estava com a cabe�a que escrevi tanta
inutilidade por causa de um idiota engra�ado !!!!
- Abra�os,
- Nehab
- At 15:15 4/7/2007, you wrote:
- �, mas ele est� tamb�m passando a id�ia de que a
matem�tica �, na verdade, um conjunto de macetes...
- ----- Original Message -----
- From: Carlos Eddy Esaguy Nehab
- To: obm-l@mat.puc-rio.br
- Sent: Wednesday, July 04, 2007 2:39 PM
- Subject: Re: [obm-l] picaretagem no ensino da matem�tica
- Calma gente,
- Se a gente levar para o lado da brincadeira, este maluco at� fez uma
positiva propaganda da Matem�tica, sugerindo que ela nem � t�o dif�cil
assim e, se bem ensinada, qualquer passante na rua pode aprender a fazer
contas rapidinho...
- Bem pior � o que eu vejo no dia a dia escrito em livros adotados por
ai...
- Abra�os,
- Nehab
- At 11:09 4/7/2007, you
wrote:
- Meu, esse cara � um babaca. Como pode se dizer ser um professor?
"E acha a raiz das ponta"...
-
- Quero agora que a fant�stica RedeTV, ainda mais fant�stica pela
publica��o desta fabulosa reportagem, desta incr�vel revolu��o no ensino
da matem�tica, publique a pris�o deste charlat�o imbecil.
-
- Ou ser� que a RedeTV pouco se importa com a forma��o do brasileiro?
Querem apenas audi�ncia da grande massa desinformada que admira o
"sucesso do m�todo", nas palavras da jornalista imbecil.
-
- "Ele causou uma revolu��o" realmente, querida
entrevistadora que n�o sei o nome, e vai acabar por estragar ainda mais
nosso querido ensino.
-
- O pior � ver o coitado do sujeito que dizia achar "super
dif�cil" e agora achar "super f�cil"...
-
- E que beleza de coordenadores desta escola estadual que convidaram o
Sr. M�stico para ensinar seus super m�todos para os vestibulandos... ser�
que ningu�m se d� conta de que vestibulando j� tem muito com o que
sofrer?
-
- Desculpem a revolta.
- Bruno
-
- 2007/7/4, Marcelo Salhab Brogliato
<msbrogli@gmail.com >:
- Realmente, assustador!
- abracos,
- Salhab
- On 7/4/07, Emanuel Valente
<
emanuelvalente@gmail.com> wrote:
- > � incr�vel como uma emissora possa colocar uma mat�ria dessas. O
- > cidad�o diz que desenvolveu algor�tmos para as 4 opera��es
b�sicas e
- > promete levar ao ensino p�blico. E pasmem, n�o � piada:
- >
- >
http://www.youtube.com/watch?v=7-644rpNVT4
- >
- >
=========================================================================
- > Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
- >
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
- >
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- >
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- Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
-
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
-
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- --
- Bruno Fran�a dos Reis
- email: bfreis - gmail.com
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