[obm-l] Ora (direis), ouvir macetes... Certo, perdeste o senso... (quase off topic)

Oi, João

Você acabou me incentivando a explicitar algumas das obviedades (macetes?) que costumo apresentar a meus alunos para desentupir alguns de seus neurônios (e é curioso como a maioria deles não têm consciência da praticidade das obviedades abaixo e depois, graças aos céus as incorporam ao seu cotidiano).

Não tenho nenhum pudor de afirmar que obviedades em geral ajudam a motivar os alunos e os divertem, o que também é importante.  Depois fica mais fácil conseguir "alguns minutos" de concentração para assuntos mais sérios ...  Macetes de professor "velho"... consciente que a atenção dos alunos custa caro e não é responsabilidade só deles, mas nossa  também...

Obviedade 1:
Os prdutos notáveis (a+b)^2 , (a-b)^2 e (a+b)(a-b) são utilíssimos para fazer contas mentalmente...
26^2 = (25^2 + 50 + 1)...
37^2 = (40 - 3)^2 = ....
18.22 = (20-2)(20+2) = 400 -4...

Aliás, conheço uma cara que odiava tanto os produtos notáveis (não via neles nenhuma utilidade - culpa nossa - dos professores) que não conseguia lembrar de jeito nenhum da palavra "notável" e os chamava de "produtos formidáveis"  !!!!!   Tudo bem, né, eles realmente são formidáveis.  Nada contra...

Obviedade 2
Dividir ou multiplicar por 5 é uma  bobagem...  Use 10/2 ou 2/10 e faça aconta mentalmente.
327 x 5 = 3270  x 10/2 = 3250/2....

Obviedade 3 (não tão óbvia assim: justifique-a)
Para elevar ao quadrado um inteiro terminado em 5, destaque o 5, multiplique o número que sobra pelo seguinte e concatene com 25...:
75^2:  7 x  8 = 56 >>>>  5625
105^2:  10 x 11 = 110 >>>> 11025

Bem chega de diversão por hoje.  Que inspiração caótica...!

Abraços,
Nehab

PS: Ora (direis) ouvir macetes! Certo, perdeste o senso! ....  (apud Olavo Bilac)
Sem querer ser deselegante como o Bilac (e insensível ao aparente romantismo desta poesia  - ela é "parnasiana"),  dei uma delirada: se você substituir estrelas por macetes, a linda poesia dele também funciona e é oportuna...
Aliás um bom desafio para a galera que está na onda do Vestiba é compreender porque os matemáticos gostam (teoricamente) do parnasianismo - mesmo que não se dêem conta disto).  Respostas no próximo email (se alguém tiver saco de lê-lo)...

Ouvir estrelas
- Ora (direis) ouvir estrelas! Certo,
Perdeste o senso! E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouví-las, muita vez desperto
E abro a janela, pálido de espanto.

E conversamos longo tempo, enquanto
A Via Láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir o sol, saudoso e em pranto,
Ainda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora: - Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem quando estão contigo?

E eu vos direi: - Amai para entendê-las,
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas!