Re: [obm-l] Desenho Geométrico [Complexos em Geometria e Napoleao]

Oi, Luís

Embora sem poder dedicar muito tempo para isto, estou mapeando os
exercícios de construções geométricas no triângulo em níveis de
aprendizagem (em 3 niveis) pois de fato, uns são imediatos mas outros
ainda são problemas em aberto.

Minhas referências centrais continuam sendo os artigos publicados no
Mathematics Magazin - do William Wernick  (1982), que listou 139
problemas e do Leroy F. Meyers (1996), que complementou algumas
soluções (não sei quantos dos problemas estão em aberto - parece que
são uns 20).

Mas meu interesse é desenvolver nos alunos "o olhar geométrico", e
então prefiro enfatizar os problemas com solução geométrica "pura",
evitando os que usam soluções por Geometria Analítica ou usando
provas indiretas de "não construtividade" (usando Gauss, ou suas
conseqüências)

Quanto ao prof Astyages Brasil (acho difícil haver duas pessoas com
este nome)  não o conheço pessoalmente, mas há pouco tempo dei de
cara numa livraria com um livro (possivelmente o que você soube que
ele publicou), com no máximo umas 100 páginas em que o referido
professor apresenta "3 demonstrações" do último teorema de
Fermat.  Logo... (é raro de acontecer, mas este é um livro que não eu
li e não gostei...).  Vide
http://www.papelvirtual.com.br/sitenovo/detalhes_produto2.asp?IDProduto=1058

Quanto ao problema que você propôs (o problema 25 do Wernick) - que
prometeu a solução ...

"Construir com régua e compasso um  triângulo dados o lado a ; a
mediana m relativa ao lado a  e a bisetriz interna d relativa ao lado"

não consegui uma solução simples e fui atrás de sua dica (lá vi a
solução) e de fato é muito engenhosa e dificilmente eu a encontraria.

Abraços,
Nehab