[obm-l] Re: [obm-l] Desenho Geométrico [Complexos em Geometria e Napoleao]

Sauda,c~oes,

Oi Nehab,

Os problemas a que você está se referindo são os de
construir o triângulo dados 3 pontos. Isto será tema
de um outro estudo para o qual já estou pensando e
coletando dados.

Assim sua lista pode considerar o problema <A,G,I>
(e outros derivados como <A,I,M_a>) resolvido com
solução geométrica "pura", enquanto que o <H,I,O>
(e outros derivados) está resolvido no sentido de
não ser possível a construção com régua e compasso.
No entanto, dá pra se falar muito deste problema (pra
começar, dá pra construir os raios R e r) pois muitos
pontos notáveis podem ser construídos. E também,
coisa interessante, há uma elipse inscrita no triângulo
com focos O e H se todos os ângulos são agudos.
E por aí vai.

Prefiro também os problemas com solução geométrica "pura",
mas às vezes não consigo fugir da solução algébrica ou analítica.
A maioria dos problemas de construção dados ângulos e segmentos
possui tal solução.

Dois que gosto: <a,h_a,d_a> e <h_a,h_b,d_c> (este é difícil).
Tem uma solução no livro alemão e outra no do Posamantier
(não estou certo da grafia). A solução usando
d_c sen(C/2)/h_a = h_b/(h_a+h_b) não vale.

Por outro lado, ainda procuro uma deste tipo para
<A,m_a,r> e <A,m_a,r_a>. Não sei se tem. Tem uma
usando álgebra e o poder de fatoração do Mathematica pra
recair num polinômio do segundo grau e uma outra por
GA onde aparece a interseção de uma reta com uma
parábola.

Já escrevi muito de novo.

[]'s
Luís