Re: [obm-l] Complexos em Geometria e Napoleao

Oi, Felipe,

Talvez o Nicolau (pelo menos com respeito à PUC) possa dar esta
informação (quem pode lecionar Desenho) de maneira mais precisa, mas
acredito que qualquer licenciatura em Matemática permita lecionar
Desenho Geométrico.

Veja em http://www.ceesp.sp.gov.br/Indicacoes/in_53_05.htm  lá no
finalzinho, que em SP pode...

Mas há inúmeroas idossincrasias, pois o Matemático também pode dar
aula de Física, o que cá para nós é mais doido do que o de Artes dar
aula de Desenho (pois em geral não se distingue - e ai está o
problema - desenho geometrico de desenho....).

Mas a gente não pode generalizar, pois meu professor de Desenho
Técnico no IME (e de várias gerações) foi o Frank Shaeffer (acho que
escreve assim) cuja profissão era ... pintor  (aliás, um fantástico
pintor que amava a temática marítma).

No tocante a "desenhos" eu tive o privilégio de ser aluno de Virgílio
de Athaye Pinheiro (cujos livros de Geometria Descritiva os tenho
autografados) e de Célio Pinto de Ameida. O primeiro um erudito
(assim como seu irmão, Homero: valorizavam dentre outras coisas, a
Filosofia e a História da Matemática)  e o segundo um dos melhores
professores que já tive na vida.     Me ensinaram muito além da Matemática...

Abraços,
Nehab