Re: [obm-l] Complexos em Geometria e Napoleao

>Hoje eu percebo nos alunos uma imensa dificuldade em "enxergar" geometria
>(uma quantidade enorme de alunos tem uma dificuldade inacreditável até para
>desenhar um cubo em perspectiva).    Talvez a razão se origine lá atrás,
>quando disciplinas como Desenho Geométrico, Geometria Descritiva e
>Perspectiva faziam parte do currículo normal e deixaram de sê-lo.   A
>cegueira geométrica aumentou consideravelmente de lá para cá.
>
>( ... )
>
>Hoje, não há cursos de construções geométricas na escola formal.  Depois
> [...]

Há algumas décadas, o Licenciado em Matemática estava habilitado a dar aulas
de Matemática (dã), Física, Química, Desenho Geométrico e seus derivados.

O tempo foi passando e o Licenciado em Matemática passou a estar habilitado
apenas a Matemática e Desenho Geométrico.

O tempo foi passando e o Desenho Geométrico saiu das mãos do matemático e
foi parar nas mãos do professor formado em Belas Artes. Poético, não? Porém
insensato.

Hoje, o Professor de Belas Artes (q nunca teve a mesma intimidade com esse
assunto tal qual um matemático) não pode mais dar aulas de Desenho
Geométrico. Por ter pouquíssima intimidade com essa matéria, ele acabava
contribuindo para aumentar o temor q muitos alunos tinham pela matemática.
Uma sábia decisão, enfim.

Mas... quem está HOJE legalmente habilitado a ensinar Desenho Geométrico
(assunto pelo qual sou deveras tarado) ?

Não tenho muita certeza sobre essa linha do tempo que descrevi. Sou muito
novo e não vivi essas épocas passadas. Isso foi uma compilação de
informações que resgatei ainda "soltas" na minha cabeça.

Espero q nenhum Professor de Belas Artes mal-intencionado leia esse tópico.

Abraços,
FC.