[obm-l] Complexos em Geometria e Napoleao

De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Cópia:
Data: Tue, 13 Feb 2007 20:24:07 -0200
Assunto: Re: [obm-l] Problemas em aberto

> Oi, Claudio,
>
> O problema de complexos que você mencionou é uma ferramenta
> extremamente útil que já usei para demonstrar inúmeros problemas de
> geometria, como por exemplo o famoso teorema atribuido ao
> Napoleão  (o Bonaparte, mesmo, acredite se quiser... :-)), que eu
> acho surpreendente:

Tem um artigo legal na Eureka sobre aplicaoes de complexos em geometria. Estah aqui:
http://www.obm.org.br/eureka/artigos/aplicacoes.pdf

E aqui estah outro: http://www.majorando.com/arquivos/geomcomplexasemolimp.pdf

> "Sobre os lados de um triângulo arbitrário construa três triângulos
> equiláteros exteriores ao mesmo.  Mostre que os centros destes 3
> triângulos equiláteros determinam um novo triângulo equilátero".

Ha controversias sobre a autoria desse teorema. Parece que Napoleao realmente gostava de matematica, e que pode ateh ter
descoberto (ou re-descoberto) este teorema empiricamente, mas eh menos provavel que tenha descoberto uma demonstracao
original. No entanto, sabe-se que Napoleao era amigo de Fourier, Laplace, Monge e outros craques. Pode ser que, numa dada
noite, eles tenham se encontrado pra tomar umas e outras. Dai, podem ter comecado a falar de matematica, o problema
apareceu e foi resolvido (pelo Monge, por exemplo, que nao era muito ruim de geometria). No dia seguinte, ninguem se lembrava
bem quem fez o que e o Napoleao, que certamente tinha um ego inversamente proporcional a sua estatura, decidiu se apoderar
do credito...

> O teorema do Napoleão também é relacionado a outro problema
> (atribuído a Pascal) igualmente interessante:  "Dado um triângulo
> qualquer, determine o ponto de seu plano cuja soma das distâncias aos
> vértices é mínima".

Eu li que este problema foi proposto por Fermat a Evangelista Torricelli. Alias, eh muito natural confundir o Torricelli com o
Pascal, especialmente quando se estah sob pressao (jah pedindo desculpas pela piadinha infame...).
O tal ponto eh normalmente chamado "ponto de Fermat" do triangulo.
Se um dos angulos do triangulo for >= 120 graus, entao o ponto eh o vertice correspondente.
Algumas demonstracoes esao aqui: http://www.cut-the-knot.org/Generalization/fermat_point.shtml

Esse problema tem uma interpretacao fisica interessante, em termos de equilibrio estatico.
Veja aqui: http://www.nrich.maths.org/public/viewer.php?obj_id=495&part=solution&refpage=viewer.php

A relacao entre os teoremas de Napoleao e Pascal-Fermat-Torricelli eh descrita aqui:
http://www.math.washington.edu/~king/coursedir/m444a03/notes/12-05-Napoleon-Fermat.html

Que maravilha essa internet, hem?... Imagina o trabalho que alguem teria pra achar estas referencias ha 20 anos atras...

[]s,
Claudio.