Re: [obm-l] Numeros Irracionais

Sauda,c~oes,

Oi Claudio,

===
No entanto, o terceiro (do qual o Niven eh co-autor)
"Introduction to the Theory of Numbers".
===
De que ano é este livro?

===
tem uma das mais completas colecoes de problemas sobre
teoria elementar (*) dos numeros que eu conheco, inclusive os famosos:

1. [...]

2. Seja [x] o unico inteiro tal que [x] <= x < [x]+1.
Prove que, para todo n em N:
[x] + [2x]/2 + [3x]/3 + ... + [nx]/n <= [nx]
===
Como é a solução (tem?) do livro?

Em Nieuw Archief voor Wiskunde 18 (1970), pp.93--95
tem uma solução para este problema.
E se não estou enganado, aqui ele supõe x>0.

Como vc não falou nada, suponho que a desigualdade
é verdadeira para todo x.

Antes de mandar outro email, gostaria de ter a prova do
seguinte resultado:

[a] + [b] <= [a+b] para todo a,b em R.

[]'s
Luis