Re: [obm-l] Paradoxo do teste surpresa

Neste sentido acho bem razoável dizer que se o professor aplicar o teste
na 6a feira ele cumpriu sua promessa de aplicar o teste, mas não cumpriu
a promessa de que o teste seria surpresa. Claro que o professor pode ter
dado outra interpretacão para a palavra "surpresa"...

  Novamente então toda a discussão se volta, como o ilustre professor Nicolau havia colocado desde a primeira
mensagem, para a SEMÂNTICA da palavra "supresa" que não pode
ser definida com precisão.    Sempre achei interessante o assunto de representar a semântica de
algo de forma não equivocada.  Certamente com linguagens naturais como o português não é possível fazer isso.
   Por exemplo, considere a frase:  Eu vi o robô idiota na montanha com o telescópio.
    Note que há 4 ( !! ) ambiguidades:
   1) O robo poderia estar usando um telescópio e eu poderia estar na montanha.
   2) O robo poderia estar na montanha com o telescópio e eu poderia estar olhando para a paisagem
   3) Eu poderia estar olhando com um telescópio o robo que estava na montanha
   4) Eu poderia estar na montanha com um telescópio olhando o robô.

  Cabe lembrar que o assunto "representação do conhecimento" é uma
das áreas de pesquisa da inteligência artificial.

    A maioria do pessoal aqui da lista lembra da tentativa de David Hilbert
de transformar a matemática em um "engenho mecânico" onde se colocava os axiomas de um lado
e todo um conjunto de teoremas era gerado de outro.  Também lembramos a crítica de Poincaré a essa abordagem dizendo
que um matemático que a aplicasse as regras formais sem entender seu significado
poderia até deduzir bons teoremas, mas a essência deles sempre lhe
escaparia.

  Quem quiser ler mais sobre esses assuntos recomendo o artigo da
Scientific American do mês de dezembro do
ano passado:  "A vanguarda matemática e os limites da razão".

     Um paradoxo interessante apresentado neste artigo, já que estamos discutindo paradoxos, é o paradoxo de Russel:

   Seja X o conjunto de todos os subconjuntos de X que não contém X.
   Pergunta:   X está contido em si mesmo?

[]s a todos.

Ronaldo

[]s, N.