Re: [obm-l] Paradoxo do teste surpresa

On Thu, Feb 01, 2007 at 10:47:41PM +0000, Rogerio Ponce wrote:
> Ola' Nicolau e colegas da lista,
>
> eu acho intuitivo entender-se como "surpresa" (ou inesperado) o fato de um
> evento ocorrer sem conhecimento previo. Assim, o evento e' uma surpresa (o
> dia escolhido e' inesperado) quando os alunos nao sabem "in advance" qual a
> decisao do professor, antes que esta seja proclamada (manifestada).
>
> Consideremos que as aulas vao das 8hs ate' as 17hs, e que os testes tem uma
> hora de duracao.
>
> Entao vejamos o que aconteceu: alguns alunos afirmaram que se o teste nao
> [...]

A idéia do paradoxo é que o conjunto de opcões para dia-hora-local do teste
é finito. Por exemplo, podemos entender que o teste será das 11hs às 12hs
na sala 160L e que isto será anunciado no quadro de avisos da escola às
9hs no dia do teste. A única coisa que não se sabe é o dia do teste.

A idéia é que o teste deixa de ser surpresa se às 18hs da véspera os alunos
já sabem com certeza o dia do teste (antes do aviso ser afixado, portanto).

Se o teste não ocorreu até 5a feira, às 18hs de 5a feira os alunos sabem
com certeza que o teste será 6a feira (desde que os alunos possam considerar
certo que de fato haverá um teste em algum dia da semana, que eles não
tenham esquecido que o teste de fato já ocorreu na 3a feira, que o professor
não vá marcar o teste para o sábado, que o calendário não será reformulado
do dia para a noite e desde que os alunos sejam capazes de fazer raciocínios
simples sem errar).

Neste sentido acho bem razoável dizer que se o professor aplicar o teste
na 6a feira ele cumpriu sua promessa de aplicar o teste, mas não cumpriu
a promessa de que o teste seria surpresa. Claro que o professor pode ter
dado outra interpretacão para a palavra "surpresa"...

[]s, N.