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RE: [obm-l] Paradoxo do teste surpresa



O que eu vou falar me parece ser mais ou menos equivalente ao que o Nicolau falou, mas eu vou escrever assim mesmo pois foi o pensamento que mais me satisfez (e me *parece* correto, corrijam-me se eu falei besteira).
 
Quando alguem diz "o teste eh surpresa", eu entendo assim: "usando os dados que voce tem e **TODOS OS RACIOCINIOS LOGICOS POSSIVEIS** voce nao consegue concluir que o tester eh naquele dia".
 
O problema eh que esta frase nao eh valida. Em logica (pelo menos na logica arroz-com-feijao que eu conheco), eh proibido classificar como V ou F uma frase que cite a propria logica como um todo ("todos os raciocinios logicos possiveis"). Neste sentido, a frase eh auto-referencial... Minha mente acaba botando esta frase no mesmo saco que "Esta frase eh falsa" ou "O conjunto de todos os conjuntos"...
 
Como a frase eh invalida (nem V nem F), raciocinios nelas baseados estao destinados a criar contradicoes sem solucao.
 
Isto indica que esta definicao de surpresa nao presta. Acho que isto eh uma faceta do que o Nicolau falou: nao consigo imaginar uma definicao de "surpresa" que seja precisa o suficiente para permitir analise logica.
 
Abraco,
            Ralph 

	-----Original Message----- 
	From: owner-obm-l@mat.puc-rio.br on behalf of Nicolau C. Saldanha 
	Sent: Fri 2/2/2007 8:47 AM 
	To: obm-l@mat.puc-rio.br 
	Cc: 
	Subject: Re: [obm-l] Paradoxo do teste surpresa
	
	

	On Thu, Feb 01, 2007 at 10:47:41PM +0000, Rogerio Ponce wrote:
	> Ola' Nicolau e colegas da lista,
	>
	> eu acho intuitivo entender-se como "surpresa" (ou inesperado) o fato de um
	> evento ocorrer sem conhecimento previo. Assim, o evento e' uma surpresa (o
	> dia escolhido e' inesperado) quando os alunos nao sabem "in advance" qual a
	> decisao do professor, antes que esta seja proclamada (manifestada).
	>
	> Consideremos que as aulas vao das 8hs ate' as 17hs, e que os testes tem uma
	> hora de duracao.
	>
	> Entao vejamos o que aconteceu: alguns alunos afirmaram que se o teste nao
	> fosse feito ate' a quinta-feira, entao a realizacao do mesmo na sexta-feira
	> descaracterizaria a qualidade de "inesperado".
	>
	> Entretanto, ate' o ultimo segundo (15:59:59) em que fosse possivel ao
	> professor optar pela realizacao do teste na quinta-feira, ninguem saberia em
	> que dia o mesmo ocorreria. E mesmo durante o ultimo segundo, o professor
	> poderia, ou nao, mudar de ideia. Dessa forma, somente exatamente na passagem
	> do ultimo instante e' que se saberia da decisao do professor.
	>
	> Portanto, mesmo calado, o professor sempre surpreenderia os alunos ao decidir
	> fazer o exame na sexta.
	>
	> E assim, toda a inducao dos alunos e' furada...
	>
	> E' interessante notar que o "ultimo instante" nada tem a ver com a meia-noite
	> de quinta, mas com o final do intervalo de tempo destinado a decisao do
	> professor (que neste exemplo ocorreria 'as 16hs de quinta-feira).
	
	A idéia do paradoxo é que o conjunto de opcões para dia-hora-local do teste
	é finito. Por exemplo, podemos entender que o teste será das 11hs às 12hs
	na sala 160L e que isto será anunciado no quadro de avisos da escola às
	9hs no dia do teste. A única coisa que não se sabe é o dia do teste.
	
	A idéia é que o teste deixa de ser surpresa se às 18hs da véspera os alunos
	já sabem com certeza o dia do teste (antes do aviso ser afixado, portanto).
	
	Se o teste não ocorreu até 5a feira, às 18hs de 5a feira os alunos sabem
	com certeza que o teste será 6a feira (desde que os alunos possam considerar
	certo que de fato haverá um teste em algum dia da semana, que eles não
	tenham esquecido que o teste de fato já ocorreu na 3a feira, que o professor
	não vá marcar o teste para o sábado, que o calendário não será reformulado
	do dia para a noite e desde que os alunos sejam capazes de fazer raciocínios
	simples sem errar).
	
	Neste sentido acho bem razoável dizer que se o professor aplicar o teste
	na 6a feira ele cumpriu sua promessa de aplicar o teste, mas não cumpriu
	a promessa de que o teste seria surpresa. Claro que o professor pode ter
	dado outra interpretacão para a palavra "surpresa"...
	
	[]s, N.
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	http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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