Re: [obm-l] Paradoxo de Newcomb

         Obrigado, Nicolau

      Eu também estava achando esse problema meio que ´ matematicamente capenga´ , embora no Google haja uma série de discussões e controvérsias, com nomes, datas, etc. sobre o ´paradoxo´ (vi até meso um link  tentando fazer uma conexão  com a Teoria dos Jogos- embora eu tenha apenas lido o prefácio do artigo e não conheça praticamente nada de tal Teoria).
      Por essa razão tinha me parecido um ´paradoxo sério´ , mas nunca foi minha intenção discutir nessa lista nenhum tipo de questão religiosa ou filosófica, pois compreendo que esse não é o intuito.

      Dessa forma, por favor me desculpe(m) pelo que agora vejo como tendo sido, no mínimo,  um ´off-topic´, senão uma divagação tola  de minha parte.

       Cordialmente,

       Fernando.

Em 01/02/07, Nicolau C. Saldanha <nicolau@mat.puc-rio.br> escreveu:
On Thu, Feb 01, 2007 at 01:32:57PM -0200, Fernando Lukas Miglorancia wrote:
>      Ok, vamos colocar o problema de forma ´políticamente correta´, me
> perdoem- ao
> invés de ´Deus´, vamos colocar ´um ser onisciente de outra galáxia´.

Nenhum ser onisciente, desta ou de outra galáxia, se é que existe
*algum* ser onisciente, participaria desta brincadeira!

Seriamente, este problema é uma destas formas de ver uma aparente
contradicão entre o livre arbítrio e o determinismo. Se você
realmente acredita no determinismo você só pega uma caixa.
Se voce realmente acredita no livre arbítrio você pega as duas.

A saída fácil é dizer que nem Deus nem nenhum "ser onisciente de outra
galáxia" pode prever se você vai ou não pegar as duas caixas
ou, se existir algum ser com este poder, ele nunca participaria
desta brincadeira.

[]s, N.