Re: [obm-l] Inducao

Talvez a proteina seja o objeto mais
simples onde isto ocorre e a real compreensao de sua sintese pode ser
o pontape inicial para a compreensao de outros fenomenos mais
complicados.

Nossa! Isso é exatamente o que eu pensei ha alguns anos atrás!!!
  Pense em um programa de computador, por exemplo, em uma linguagem
como Pascal ou C.  Esse programa não
é aquilo que será executado pela CPU física.  Ele é uma descrição de alto
nível, que será traduzido pelo compilador para a linguagem de máquina (assembly).
    O que isso tem a ver com a célula?  Bem, Alan Turing fez seu modelo de
computação (que é chamado atualmente de "Máquina de Turing") em 1947 e
ele consistia basicamente em uma cabeça que lia símbolos em uma fita e fazia computações
com esses símbolos escrevendo um resultado de volta.
      O ilustre matemático Jonh von Neumann em meados do século
XX elaborou o computador digital baseado neste modelo.
    Agora substitua no modelo de Alan Turing a fita de símbolos pela fita de mRNA (RNA mensageiro)
 a cabeça de leitura pelo ribossomo e o processamento dos símbolos pela integração das equações
Hamiltonianas de movimento e ... Voilá!!  Temos o modelo de computação de Turing traduzido
para a Biologia :)   A escrita na fita não existe porque a computação não pode escrever valores novamente.
Alguem pode pensar na escrita como a geometria resultante do processamento das equações
dinamicas de movimento.  E mais!  A proteína como vc mesmo disse é a menor unidade de informação
de um trecho de DNA (é como se fosse um bloco if ... else ... em um programa de computador)
que foi lida e traduzida a partir de uma sequência de símbolos (os símbolos da fita de mRNA),
que neste caso são os analogos aos de "baixo nível" do computador.
      O DNA é o menor e o mais  potente computador da natureza porque codifica o cérebro
que é melhor do que o melhor dos computadores existentes! Fascinante não?  E o cérebro, os neurônios
são no fundo produto da interação de todas as proteínas do genoma.
     Agora onde entra a álgebra homológica na história?: ... Isso é realmente um mistério de sua imaginação
que ainda não consegui desvendar...  Von Neumann talvez desvendaria.
  Pena que ele não está mais entre nós ...

[]s

Ronaldo.

Fique tranquilo. Nao tenha pressa. Escreve sem preocupacao com
correcao matematica.. Deixe-se leva pela sua intuicao ...

Um Abracao
Paulo Santa Rita
6,2220,190107

--