Re: [obm-l] Inducao

Ola Ronaldo e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

Oi Ronaldo ! Acordamos num ponto fundamental : o problema e o caso
mais simples e elementar de uma quantidade enorme de outros problemas
com as mesmas características ... E a nossa "Drosophila Melonogaster".

E dificil "falar" sobre estas coisas, sobretudo via internet. Alem
disso, dado que ja ha um tratamento matematico classico abordando a
questao, fica mais dificil olhar para o problema por um angulo novo.
Abaixo selecionei a literatura em homologia que eu conheco e que ME
PARECE a melhor.

Livro 1 : An Introduction to Homological Algebra
C. Weibel
Cambridge Univ. Press

Livro 2 : Homological Algebra
H. Cartan, S. Eilenberg
Princeton University Press

Livro 3 : Lectures on homological algebra
P. Hilton
American Mathematical Society

Nao te fara mal algum fazer um (re)-estudo deste assunto e tentar, sem
maiores compromissos, olhar o problema por um angulo diferente,
complementar ao estudo que voce ja vem fazendo.

Adotando a analogia que voce usou ( DNA = Processador ) eu poderia
colocar a parte problematica e complementar que - ME PARECE -  que
voce ainda nao viu da seguinte maneira : dispondo de um computador (
DNA ) como voce poderia fazer um programa ( SINTESE DA PROTEINA ) sem
previamente saber o proposito ou objetivo a que este programa se
destina ?

Um Abracao
Paulo Santa Rita
2,1100,220107

EM TEMPO : No capitulo abaixo ( do Livro do carissimo Prof Nicolau )
ou em um dos seus apendices existe uma descricao do pensamento
categorial muito boa :

http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/publ/papers/q/node23.html