Re: [obm-l] (ITA - 92) MATRIZES - questão 10

Zeca Mattos wrote:
> Seja A E M_(3x3) tal que detA = 0. Considere as afirmações:
> I. Existe X E M_(3x1) não nula tal que AX é identicamente nula.
> II. Para todo Y E M_3x1), existe X E M_(3x1), tal que AX = Y
> III. Sabendo que A[ 1 0 0 ] = [5 1 2] obs: ambas matrizes são 3x1
> (verticais)
> então a primeira linha da transposta de A é [5 1 2] obs: essa é mesmo
> matriz 1x3 (horizontal)

A III é verdadeira porque quando você mulitplica por
[1 0 0] você obtem um vetor coluna
que vira linha quando vc faz a transposta.

A I é verdadeira porque se uma matriz tem determinate zero uma fila
(linha ou coluna)
é combinação linear das outras filas (linhas ou colunas).   Para ver
exatamente porque
isso aconteça escreva os elementos de
x_1 = a x_2 + b x_3 ou qualquer combinação e
multiplique primeiro essa matriz por
x_1, depois por x_2 e depois por x_3.
Uma dessas multiplicações irá dar zero.

  Neste caso, é mais fácil pensar em matrizes 2x2 primeiro e depois
generalizar o
procedimento (vestibular exige rapidez).

Abraço
Ronaldo.