RE: [obm-l] Soma infinita de arranjos

Caro Pedro.

       Nao consegui ainda resolver o problema que voce apresentou na lista.
       Escrevo apenas para fazer um comentario.

        Quando se escreve

               A(n,0) + ... A(n,n)
        escrevemos em outras palavras

        SOMATORIO(i = 0 , n ) ( A(n,i) )

        quando voce escreve dessa maneira " n " voce indica que existe um ponto finalna sequencia, ou seja, voce esta dizendo que a soma eh finita!
        lembre-se: " Soma infinita de arranjos " eh o mesmo que

             A(n,0) + A(n,1) + ....

             que eh o mesmo que

            lim        A(n,0) + A(n,1) + ... + A(n,n)
         n-> +00

que por sua vez eh igual a + infinito!!!!! ( facil implicacao pois todos os termos da sequencia sao positivos e um deles eh n! )

          lembre-se ainda:   A soma de series ( sequencias infinitas ) nao possue propriedades semelhantes as das sequencias finitas.
          Sequencias infinitas nao possuem, nescessariamente ,por exemplo propriedade associativa.

So um lembretezinho para nao se confundir mais tarde!

> From: pedrolazera@hotmail.com
> To: obm-l@mat.puc-rio.br
> Subject: [obm-l] Soma infinita de arranjos
> Date: Tue, 31 Oct 2006 18:33:25 -0200
>
> Olá.
>
> Antes de qualquer coisa, queria pedir obrigado ao membro da lista que
> resolveu o problema sobre os jokers de um baralho, enviado por mim.
>
> E agora um outro:
>
> Quanto vale A(n,0) + A(n,1)... + A(n,n)?
> Eu só vejo o pessoal resolvendo problemas parecidos com combinação, nunca
> com arranjo
>
> Agradeço desde já.
> [...]

Obtenha o novo Windows Live Messenger! Experimente!