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Re: [obm-l] Probabilidade



me parece que o aluno realmente arranjou uma maneira interessante de se safar ...
 
antes, havia 3 eventos equiprovaveis : ( adivinha quais =p)
depois, passaram a ser 4
C e J  (1/2 * 1/2)
C e D (1/2 * 1/2)
J e D  (1/2 * 1/2)
e ...
J e C  (1/2 * 1/2)
 ele tornou o problema assimetrico, alterando as probabilidades
 
( espero ... )


Luiz Viola <luizviola@terra.com.br> escreveu:
Parece simples...mas não consegui enquadrar o problema...se alguém tiver
uma luz...agradeço...

Abraço a todos.


Uma professora diz a 3 meninos (D. C. e J.) que dois deles ficarão
depois da aula para ajuda-la a limpar apagadores. Ela disse que vai
decidir quem pode sair e quem fica na sorte, lançando um dado de 3 lados
(tipo D&D).

D. é esperto e tem uma idéia: Ele percebe que C. e J. certamente vão ter
que ficar e pergunta à professora dente eles, quem fica. Assim, ele
pensa, se C. é nomeado, ele disputa com J. quem vai sair e cada um tem
probabilidade 1/2 de conseguir. Por outro lado, se J. é nomeado, ele
disputa com a saída com C. também com prob. 1/2.

Assim, apenas perguntando para a professora, D. aumenta suas chances de
sair de 1/3 para 1/2.

Ele está pensando corretamente?


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Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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