-----Mensagem original-----
De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br [mailto:owner-obm-l@mat.puc-rio.br] Em
nome de Bernardo Freitas Paulo da Costa
Enviada em: domingo, 28 de agosto de 2005 12:43
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Assunto: Re: [obm-l] Probabilidade

Só pra perturbar: como você faz um poliedro de 3 faces?? Eu conheço 4
lados (um tetraedro!) mas dos meus tempos de D&D, eu n~ao lembro
deste! Bom, ela poderia fazer um lançamento de um dado de 6 faces e
dizer
 1 ou 2 => 1
 3 ou 4 => 2
 5 ou 6 => 3
ou qualquer coisa assim, (outra soluç~ao: mod 3)

Bom, pro seu problema, o D. sabe que um dos dois vai ficar (o que é
normal, já que só um sai, se eu entendi). O dado pode ter dado que D.,
C., ou J. sai, com probabilidade 1/3 para cada um. A professora, ao
responder que C. fica (por exemplo) contempla dois casos: D. foi
sorteado e J. foi sorteado. O simétrico acontece se ela responde que
J. fica. Repare que no caso de D. ter sido sorteado, a professora pode
falar qualquer coisa, o que n~ao muda a probabilidade de ele já ter
sido sorteado antes (repare, o lançamento de dados já aconteceu, a
probabilidade de D. ter saido é a mesma, 1/3, sempre):
P(D. sai | "C. vai ficar") =
P("C. vai ficar" | D. sai ) *P(D. sai)/P("C. vai ficar") =
 1/2*1/3 / P("C. vai ficar")
Aqui eu suponho que, se D. sai, a professora responde "C. vai ficar"
ou "J. vai ficar" com igual probabilidade...
Agora, veja que temos que calcular a probabilidade de a professora
dizer "C. vai ficar". Ora, se D. sai, isso é 1/2; se J. sai, isso é 1.
Logo, temos 1/2* 1/3 + 1/3 = 1/6 + 1/3 = 1/2. Assim, temos que P(D.
sai | "C. vai ficar") = 1/2 * 1/3 / (1/2) = 1/3, como antes.

Abraços,
--

On 8/28/05, Luiz Viola <luizviola@terra.com.br> wrote:
> [...]
> decidir quem pode sair e quem fica na sorte, lançando um dado de 3
lados
> (tipo D&D).
>
> D. é esperto e tem uma idéia: Ele percebe que C. e J. certamente vão
ter
> que ficar e pergunta à professora dente eles, quem fica. Assim, ele
> pensa, se C. é nomeado, ele disputa com J. quem vai sair e cada um tem
> probabilidade 1/2 de conseguir. Por outro lado, se J. é nomeado, ele
> disputa com a saída com C. também com prob. 1/2.
>
> Assim, apenas perguntando para a professora, D. aumenta suas chances

=

=

=
=

http://mail.terra.com.br/protected_email/imail/imail.cgi?+_u=luizviola&_
l=1,1125245915.412342.1612.mueru.terra.com.br,5778,Des15,Des15

Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 26/08/2005 / Versão:
4.4.00/4568