[obm-l] principio da induçao finita

bom tarde pessoal, sera que alguem pode me esclarecer qual a real aplicaçao
do pif? ja ouvi muita gente dizer que ele so serve para COMPROVAR teoremas e
nao para PROVAR. mas vamos supor que o problema nao me de a igualdade, por
exemplo:

s=1^2+2^2+3^2+...+n^2

se atraves de uma inducao vulgar, eu concluir que s=[n(n+1)(2n+1)]/6 , e
utilizar o pif para comprovar essa inducao, a minha demonstracao teria um
peso igual a qualquer outra?

e jah aproveitando o assunto, gostaria da ajuda de voces para resolver o
seguinte exercicio:

1^3+2^3+3^3+...+n^3 > n^4/4  , para todo n pertencente aos naturais
não-nulos.

[]'s
Joao Artur

MSN Messenger: converse online com seus amigos .
http://messenger.msn.com.br