[obm-l] Técnicas de contagem

Problema de probabilidade:

Um grupo de 12 pessoas sendo que:

5 Latinos

2 Asiáticos

3 Afro-americanos

2 Caucasianos

a) Qual a probabilidade de que, selecionadas 4 pessoas, os 4 grupos étnicos estejam presentes na seleção.

A resposta: (5x2x3x2) / (12C4)

“Entendi mais ou menos. Acho que pelo princípio multiplicativo a resposta para o numerador é essa. Mas a ordem dos integrantes aqui não é importante, porque o numerador é (5x2x3x2)?? Não deveria entrar uma combinatória aqui? Não consigo enxergar...

b) A mesma pergunta do item a, porém para uma seleção de 5 pessoas.

A resposta é:

Casos favoráveis: (5C2)x2x3x2 + 5x(2C2)x3x2 + 5x2x(3C2)x2 + 5x2x3x(2C2) = 240

Casos possíveis: 12C5

“Tudo bem, entendi. Mas a questão é: porque utilizamos 5x2x3x2 para os casos favoráveis do item a e quando fazemos (acredito que esse seja um erro comum)

5x2x3x2x8 = 480 para os casos favoráveis do item b, o resultado é exatamente o dobro? É um erro de dupla contagem? Tive dificuldade para explicar esse problema a uma aluna na aula de monitoria...Se alguém puder me ajudar...agradeço bastante”

Um abraço a todos!