[obm-l] Domínio função (parte II)

>Eu testei no excel e ele plotou...

Sim, o que está de acordo com o meu último e-mail. Eu disse que o Excel adota a convenção real, segundo a qual raízes de índice ímpar de números reais negativos são números reais. Nesses softwares, portanto, o gráfico de y=x^(1/3) é a cúbica "inteira". Isto não acontece no Mathematica, que utiliza a convenção complexa, em virtude da qual x^(1/n) é um número complexo não-real se x<0 e n é ímpar. É necessário carregar um pacote no Mathematica (RealOnly) para forçá-lo a empregar a convenção real.

Carlos César de Araújo
Gregos & Troianos Educacional
www.gregosetroianos.mat.br
Belo Horizonte, MG, Brasil