Re: [obm-l] Progressão aritmética

2 - Determine uma P.AA de razão 1, sabendo que o número de termos é
divisível por 3, que a soma dos termos é 33 e que o termo de ordem n/3 é 4.

an =a1+3t-1
33 = (2a1+3t-1)*3t/2
at=4
4=a1+t-1
t = 5-a1==+   2a1+3t-1=14-a1
22=(14-a1)*(5-a1)
a1=3
t=2
n=6
3,4,5,6,7,8
1,2,3,4,5,6
1 - Quais as P.A. nas quais as somas de dois termos quaisquer faz parte da
> progressão?

am =a1+(m-1)*r
ao=a1+(o-1)*r
am+ao = 2a1+r*(m+o-2)=a1+a1+r*(m+o-2)