Re: [obm-l] Magica Matematica

A solucao "mais conhecida" deste problema
saiu numa super-interessante ha' 5 anos.
Se nao me engano este problema foi estudado por
alguem chamado Frisk (ou algo parecido, pois 5 anos
e' muita coisa para minha memoria).
Ele estudava este tipo
de coisa, dentro do campo de codificacao.

O "truque" e' observar que em aritmetica
modular/circular, o valor absoluto da diferenca
de duas cartas do mesmo naipe e' no maximo 6!

Assim, olhando as 5 cartas, o assistente deve
observar que ha' (pelo menos) duas do mesmo naipe
e escolher "A MENOR" destas cartas para ser a carta
oculta.

A definicao de "MENOR" e' a carta
cuja distancia para outra seja a menor possivel,
usando aritmetica circular modulo 13 (pois
cada naipe tem 13 cartas). Assim, por exemplo,
entre "7" e "J" (11) de um mesmo naipe,
o "7" e' o menor pois de "7" para "J" devemos somar 4, porem
de "J" para "7" devemos somar 9 (pensando de forma circular).
Porem, entre "3" e "Q"(12) de um mesmo naipe, a "Q" e' a menor!
Pois de "3" para "Q" devemos somar 9 e de "Q" para "3" somamos
apenas 4.

Com esta logica, a carta MENOR tem uma distancia no maximo
igual a 6 em relacao a carta MAIOR (do mesmo naipe).

Se voce entendeu ate' aqui agora e'facil.

i) identifique a repeticao de naipe (se tiver mais de 2 cartas
do mesmo naipe nao ha' problema algum; se houver duas repeticoes
de naipe, tambem nao ha' problema algum).
ii) identifique dentro de uma repeticao de naipe qualquer a
"MENOR" dentre duas cartas de mesmo naipe.
iii) oculte a outra carta do mesmo naipe que a carta "MENOR"
e coloque a carta "MENOR" numa posicao (posicao 1)
previamente combinada com o professor.

A carta "MENOR" vai indicar o
naipe da carta oculta e vai ainda dar uma "origem" ou "referencia"
para o numero da carta oculta.

iv) use as tres outras cartas (de naipes aleatorios) para
codificar a diferenca que deve ser acrescida a carta "MENOR" para
se identificar o numero da carta oculta. Pela definicao de "MENOR",
esta diferenca e' no maximo 6. Assim, podemos usar um codigo simples
de ordenacao das outras 3 cartas:

iv.1) devemos ordenar as outras 3 cartas em ordem "numerica"
onde P < M < G (pequena < media < grande), e usar um codigo simples
como:

ordem colocada:   diferenca
PMG               +1
PGM               +2
MPG               +3
MGP               +4
GPM               +5
GMP               +6

Se as cartas tem o mesmo numero, devemos dar algum tipo
de ordenacao aos naipes para definir nossa ordenacao das tres cartas.
O mais simples e' usar a ordem alfabetica:

paus > ouros > espadas > copas

Assim, com as tres cartas adicionais, usando o codigo acima,
determina-se a diferenca
que deve ser acrescida a carta "MENOR" (que esta'na posicao 1)
para determinar a carta oculta.

Abraco,
sergio