Re: [obm-l] Dúvidas de matrizes. Alguém pode me ajudar?

Oi gente,

O 1 sai usando a útil identidade (que também vale para
matrizes quadradas)
  A^k - I = (A - I)(A^(k-1) + A^(k-2) + ... + A + I)
(para números complexos, troque I por 1).

Por definição, uma matriz A é nilpotente quando A^m =
0 para algum m inteiro positivo. Observe que nem toda
matriz nilpotente é nula; por exemplo, as matrizes A
quadradas de ordem n que possuem todas as entradas
nulas exceto uma que não esteja na diagonal principal
satisfaz A^2 = 0.

Neste caso, a matriz precisa ser n por n; o produto AB
(nesta ordem) de duas matrizes A m por n e B p por q
só é definido quando n = p. Então A^2, que é A vezes
A, só está definido para A m por n quando n = m, ou
seja, quando A é quadrada.

OK, usando a identidade acima o problema de provar que
A - I é inversível e mesmo o de achar o inverso fica
simples: sendo k tal que A^k = 0, temos
    A^k - I = (A - I)(A^(k-1) + A^(k-2) + ... + A + I)

Logo A-I é inversível e sua inversa é

[]'s
Shine