Re: [obm-l] Dúvidas de matrizes. Alguém pode me ajudar?

   Uma matriz é dita nilpotente se existe n natural tal que A^n=0.
Certo? Não me lembro muito bem dessa definição. Mas admita que isto
seja o correto. Seja então n* o menor natural tal que A^n*=0.
   Observe o seguinte produto matricial:
   (-1)*[I+A+A^2+A^3+...+A^(n*-1)]*(A-I)=I-A^n*. Ora, por hipótese
A^n*=0 e temos então que A-I é invertível e sua inversa é

   Creio que este resultado possa ser estendido usando autovalores. Em
que condições teríamos o seguinte lim A^n=0?

   Uma matriz sempre comuta com sua inversa. Seja axb a dimensão de A
e cxd a dimensão de A^-1. Da definição de multiplicação e igualdade de
matrizes devemos ter a=d=n e c=b=n. Logo ambas devem ser
obrigatoriamente quadradas.