[obm-l] Um problema de raciocínio lógico

Denisson,

Você concluiu que o Renaul é azul? Como? Você poderia FORMALIZAR seu argumento e efetivamente DEMONSTRAR que o Renaul é azul? O que significa "concluir"? Imagine que você tenha que PROVAR sua conclusão para um computador. Como o faria?

Isto posto, observe a situação abaixo:

Lótus   Ferrari     [ ]       MacLaren    Renault   Brabham

[ ]     vermelho   azul    [ ]                preto      cinza

1           2            3        4                 5             6

Verifique que TODAS as premissas (condições) da questão são satisfeitas. Certo? Contudo, na situação acima, o Renault não é azul: é preto! Examine o enunciado da questão novamente. O que você me diz? Afinal, o que é uma conclusão lógica?

Para ilustrar melhor o que estou insinuando, diga-me se você consegue "concluir":

(1) a marca do carro que está na quinta posição;
(2) a cor do carro que está na primeira posição (o Lótus);
(3) a cor do carro que está na quarta posição (o MacLaren);
(4) a cor do carro que está na sexta posição (o Brabham);

Carlos César de Araújo