RES: [obm-l] Valor intermeio

Aqui vale alguns comentários: 1) o centro de uma circunferência que passa por A e B está na mediatriz de A e B. Além disso, o raio dela é sempre maior ou igual a r_0 onde r_0 = d(A,B)/2. Desse modo o argumento de “ir diminuindo o número de pontos dentro da circunferência” me parece um pouco simplificado. Porém a idéia central está correta. Deve-se pensar que existe um caminho contínuo de circunferências (basta escolher um caminho de centros sobre a mediatriz) de forma que no início todos os pontos estão dentro dela e no final nenhum ponto está. Daí pode-se concluir que “em algum instante no meio do caminho” tem-se uma circunferência que contém apenas n pontos. E a construção desse caminho não é complicada. 2) Deve-se assumir também que não há 3 pontos colineares, que é usado no início demonstração.

Um abraço. Pedro.

De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br [mailto:owner-obm-l@mat.puc-rio.br] Em nome de claudio.buffara
Enviada em: Sunday, July 10, 2005 2:13 PM
Para: obm-l
Assunto: Re:[obm-l] Valor intermeio

owner-obm-l@mat.puc-rio.br

obm-l@mat.puc-rio.br

Cópia:

Sun, 10 Jul 2005 12:41:57 +0200

[obm-l] Valor intermeio

> 3- Dado um conjunto de 2n+3 pontos no plano de modo que não existam 4 que pertençam a mesma circunferencia, demostrar que existe uma circunferencia que passa por 3 deles e deixa n pontos no seu interior.

Trace a reta por 2 pontos (digamos, A e B) tais que todos os outros estejam num unico semi-plano determinado por ela. Esta reta pode ser interpretada como uma circunferencia de raio infinito. Em outras palavras, existe um numero positivo R_0 tal que se R > R_0, entao existe uma circunferencia de raio R, passando por A e B, e tal que todos os demais 2n+1 pontos estao em seu interior. Comece a reduzir o raio desta circunferencia. Segundo o enunciado, para cada valor do raio, a circunferencia irah passar por, no maximo, um dos outros 2n+1 pontos. Assim, quando a circunferencia passar por um dos pontos e contiver exatamente n pontos no seu interior, pare. Esta serah a circunferencia desejada.

[]s,

Claudio.