Re: [obm-l] i^2 = -1 ??

Bruno,

A teoria de numeros complexos e muito util em fisica, por exemplo, para
estudar campos eletromagneticos que variam no tempo. Em processamento
digital de imagens, a teoria tambem e muito util para se estudar
Transformadas de Fourier, Wavelets e outras coisas.

Com certeza, a nivel de 2o grau, seu professor nao poderia ir muito a
fundo...O livro do Elon que o Fabio indicou e muito bom tambem, e quando
voce tiver num curso mais avancado, vera como e util essa teoria para
calcular algumas integrais, encontrar solucoes de equacoes diferenciais,
etc.

Enfim, e uma teoria muito bonita e ha pessoas que estudam a vida inteira.

Leandro

>From: "Fábio Dias Moreira" <fabio@dias.moreira.nom.br>
>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: Re: [obm-l] i^2 = -1 ??
>Date: Sun, 1 May 2005 15:01:01 -0300 (BRT)

>Uma ótima referência sobre o assunto é o livro "Meu Professor de
>Matemática", do Elon. Em resumo, complexos foram inventados para resolver
>equações do terceiro grau -- em alguns casos, é necessário achar as raízes
>(e manipulá-las algebricamente) de uma equação do segundo grau com delta <
>0 para obter as três raízes (reais!) da equação original.
>
>[]s,

> [...]

On the road to retirement? Check out MSN Life Events for advice on how to
get there! http://lifeevents.msn.com/category.aspx?cid=Retirement