Re: [obm-l] autovalores , autovetores

on 29.04.05 17:56, Fabio Niski at fniski@terra.com.br wrote:

> Obrigado Claudio.
> Alias, sobre a sua afirmativa "u*u'tem posto 1 e, portanto, n-1
> autovalores são iguais a 0."  veja, por gentileza, se o meu argumento
> esta correto:
>
> Como A é simetrica podemos escreve-la da seguinte maneira
> A = c1*e1'*e1 + ... + cn*en'*en
> onde os ci sao os autovalores e os ei os autovetores correspondentes.
> Como A tem posto 1 e os autovalores sao l.i só se pode ter um autovalor
> diferente de 0.

Essa expressao para A nao me parece obvia a priori.
Alem disso, como voce prova que os autovetores (nao autovalores) sao L.I.?
Eles soh serao L.I. a priori se os autovalores correspondentes forem
distintos, o que nao ocorre nesse caso (n-1 deles sao iguais a 0).

> Voce provaria de outra maneira?

O nucleo de A eh um subespaco de R^n.
Posto(A) = 1 ==> dim(Nucleo(A)) = n-1 (teorema do nucleo e da imagem)
Logo, Nucleo(A) tem uma base (de fato, uma infinidade de bases) com n-1
vetores.
Para qualquer vetor v dessa base (de fato, qualquer vetor do nucleo), vale
Av = 0 = 0v, ou seja, cada vetor da base eh um autovetor associado ao
autovalor 0.
Como a base tem n-1 vetores L.I., o autovalor 0 tem multiplicidade >= n-1.
O n-esimo autovetor eh u (ou qualquer multiplo escalar nao nulo de u), com
autovalor associado igual a |u|^2 > 0 (a menos que u = 0, mas nesse caso A
seria a matriz nula).
Logo, a multiplicidade do autovalor 0 eh n-1.
Se A = 0, entao 0 eh autovalor de multiplicidade n e o auto-espaco associado
eh todo o R^n.

[]s,
Claudio.