Re: [obm-l] i^2 = -1 ??

Bruno Bonagura said:
> Tenho uma breve curiosidade e depois uma pergunta que não achei resposta
> em site nenhum. Primeiro: Quem inventou os números complexos ? Foi o
> Gauss ? Segundo: Quando a teoria dos números complexos foi desenvolvida
> qual foi o axioma base da teoria ? Foi que i² = -1 ? Ou foi imposto que
> a multiplicação de dois complexos implicaria na soma dos ângulos de suas
> representações polares ?
> Essas duas proposições demonstram uma à outra, mas para a teoria imagino
> que uma delas tenha sido adotada como axioma.

> [...]

Uma ótima referência sobre o assunto é o livro "Meu Professor de
Matemática", do Elon. Em resumo, complexos foram inventados para resolver
equações do terceiro grau -- em alguns casos, é necessário achar as raízes
(e manipulá-las algebricamente) de uma equação do segundo grau com delta <
0 para obter as três raízes (reais!) da equação original.

[]s,

--
Fábio Dias Moreira