RE: [obm-l] i^2 = -1 ??

Ola Bruno,

Ninguem INVENTOU os números complexos : os Matematicos - sobretudo italianos
- do Renascimento foram os primeiros que foram obrigados a considera-los com
maior seriedade quando estudaram as equacoes do terceiro grau ... Nestas
equacoes, quando previamente sabemos que existem tres raizes reais, a
aplicacao da formula que eles haviam descoberto leva a extracao de raizes
quadradas de números negativos, isto e, a numeros complexos.

Mas ha referencias anteriores sobre eles.

O Gauss, com justica, gozava de grande prestigio na Europa e a sua tese
doutoral, o Teorema Fundamental da Algebra, usava com naturalidade estes
"numeros imaginarios", o que levou os matematicos de entao a aceitarem mais
tranquilamente estes numeros. Digamos portanto que os Matematicos italianos
DESCOBRIRAM a necessidade de considerar seriamente estes numeros e Gauss
consolidou o uso deles.

Como quase tudo em Matematica, as grandes ideias nao surgem de uma
formalizacao previa ... As pessoas fazem experiencias numericas,
verificacoes e so posteriormente, em geral, muito posteriormente, surge a
formalizacao. Os objetos matematicos EXISTEM no mundo proprio deles
independente de alguem pensar neles ou nao. NENHUM MATEMATICO INVENTA ALGUMA
COISA,ou, se muito, "se inventa, sao coisas sem importancia" (Penrose) . Ele
tao somente DESCOBRE.

O contato com esse mundo, claramente, envolve uma alta dose de
subjetividade, pois cada um pensa ao seu modo, mas, em geral, envolve muitas
experimentacoes, muitos erros, muitas verificacoes numericas e postulacoes
mal sucedidas. A formalizacao surge muito depois, em geral feita por
outra(s) pessoas. E muito provavelmente e um processo iniciatico, onde o
emocional e fundamental.

Assim, ninguem teve de imediato a ideia  cintilante que deveria criar um
numero "i" tal que i^2=-1 e, a seguir, apresentou um conjunto de axiomas que
resolveria todos os problemas associados. Para chegar a este nivel
passou-se, pelo menos, 2 seculos, só para voce ter uma leve ideia de como as
coisas realmente sao.

As exposicoes didaticas e as demonstracoes matematicas, por inumeras razoes,
precisam ser sucintas e passam a falsa ideia de uma coisa acabada, completa.
Em verdade, procedendo assim, eles escondem uma imensa hipocrisia, pois
aquilo que estudamos foi consolidado ao longo de um extenso caminho,
pontilhado com contribuicoes diversas de diversos Matematicos. E por isso
que e MUITO IMPORTANTE o estudante ler um pouco sobre a historia do
desenvolvimento das ideias, pois assim ele nao tera duvidas como estas que
voce expoe e aumentara significativamente a sua compreensao de contexto e
sensibilidade matematica.

O FORMALISMO, mesmo poderando a sua importancia na faculdade de permitir
apresentar de forma sucinta e breve um resultado, e, didaticamente, um
crime, pois omite o desenvolvimento das ideias e passa uma impressao errada
de como se faz matematica; e tambem um fracasso filosofico, pois assim Godel
mostrou. Leia do "Livro do Boyer, Historia da Matematica", e todas as suas
duvidas serao esclarecidas e voce fara uma grande aquisicao pra sua
biblioteca particular.

>From: "Bruno Bonagura" <bbonagura@uol.com.br>
>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: [obm-l] i^2 = -1 ??
>Date: Sun, 1 May 2005 14:14:03 -0300
>
>Tenho uma breve curiosidade e depois uma pergunta que não achei resposta em
>site nenhum. Primeiro: Quem inventou os números complexos ? Foi o Gauss ?
>Segundo: Quando a teoria dos números complexos foi desenvolvida qual foi o
>axioma base da teoria ? Foi que i² = -1 ? Ou foi imposto que a
>multiplicação
>de dois complexos implicaria na soma dos ângulos de suas representações
> [...]

Chegou o que faltava: MSN Acesso Grátis. Instale Já!
http://www.msn.com.br/discador