Re: [obm-l] RE:[off topic]Química Correção

Bom, eu não resisto.

As definições estão quase certas, exceto pelo efeito da bomba atômica.
Isso não é uma piada: quando você tem um núcleo com p prótons + n
nêutrons, isso não dá um treco que pesa p*P + n*N (onde P e N são as
massas dos prótons e dos nêutrons). Por causa da energia de ligação
(que é dissipada), isso dá um pouco menos de massa. Assim, quando você
quebra um núcleo em dois MAIS estáveis, você libera mais energia de
ligação ainda. Com isso, você faz uma bomba atômica, é só sair
explodindo núcleos mais ou menos instáveis (não vou exemplificar
aqui!). Ou seja, mesmo quando você compara com a massa do carbono
(onde você já tem uma certa compensação por esse efeito), se os
núcleos são diferentes, a estabilidade é diferente. Bom, estou muito
off-topic.

Para voltar à matemática, um exercício mais ou menos legal é tentar
descobrir a energia de estabilização que um átomo de C-12 contém,
sabendo as massas de cada um dos isótopos do Hidrogênio (H-1, H-2,
H-3) Você vai saber as massas dos prótons, calcula a dos nêutrons e
daí seja feli. (bom, eu NÃO sei qual é o valor de cada uma delas, mas
faça h_1, h_2, h_3). Se você quiser ser MUITO rigoroso, você pode
tentar utilizar o He-4 para retirar a influência dos elétrons (o que é
mais fácil).

Abraços,
--
Bernardo Freitas Paulo da Costa