[obm-l] Questão da Eureka 01

Olá pessoal,

O questão abaixo encontra-se na Eureka 01 e foi resolvido na Eureka 03. O problema é que eu enviei para vários fóruns e listas, inclusive esta lista OBM-l, e ninguém entendeu a resolução presente na Eureka 03 (pg. 57).
Se conseguirem entender a resolução, gostaria que "traduzissem" para mim OU, se preferirem, dar uma outra solução.

1) Mostre que toda sequência com n^2 + 1 elemento possui uma subsequência crescente com n + 1 elementos ou uma subsequência decrescente com n + 1 elementos.

[]s,
Rafael
"Deus não joga dados com o universo" (Albert Einstein)