Re: [obm-l] Questão da Eureka 01

Oi gente,

Imagine os n^2 + 1 números em fila. Agora, escreva
sobre cada número a quantidade de termos da maior
subseqüência crescente que começa com esse número. Se
uma dessas quantidades for maior ou igual a n+1, o
problema acabou (você encontrou uma subseqüência
crescente com n+1 termos!).

Se não ocorrer isso, todas as quantidades são no
máximo n. Como há n^2+1 números e n possíveis valores
para as quantidades, pelo Princípio da Casa dos
Pombos, há n+1 quantidades iguais, digamos, a k. Sejam
a_1, a_2, ..., a_{n+1} os números associados a essas
quantidades, na ordem em que aparecem na seqüência.
Temos que a_i > a_{i+1}. Se a_i < a_{i+1}, considere
uma subseqüência crescente de k termos iniciada por
a_{i+1}; coloque a_i "na frente" dessa seqüência e
você obtém uma subseqüência crescente de k+1 termos.
Absurdo, pois a maior subseqüência crescente iniciada
por a_i tem k termos.

Assim, a subseqüência a_1, a_2, ..., a_{n+1} é
decrescente e acabou.

Para você visualizar melhor, sugiro fazer um caso
particular. Tome n=2 e, por exemplo, a seqüência
  4,1,3,2,5

A maior subseqüência iniciada com o 4 é 4,5. Fazendo o
mesmo com os outros números obtemos
  2 3 2 2 1
  4,1,3,2,5

Note que há três 2's e que a subseqüência
correspondente 4,3,2 é decrescente.

[]'s
Shine