Re: [obm-l] Probleminha....

Olá Vinicius.

Será que vc procurou direito?

Eureka! 8, página 60 - "Problemas propostos"

"Se a e b são números reais positivos, então a^b+b^a>1"

A solução é muito simples e está na Eureka! 10, página 42 - "Soluções de probemas propostos".

A prova é muito simples. Se a>1 ou b>1 a desigualdade é imediata. Assim "os alunos do CEMPI"  fazem a=1/(1+u) e b=1/(v+1), u e v reais positivos.

a^b=1/(1+u)^b e b^a=1/(1+v)^a

notando que 1/(1+u)^b>1/(1+ub)=1/(1+u/(v+1)) e que 1/(1+v)^a>1/(1+av)=1/(1+v/(u+1))
somando as desigualdades chegamos ao resultado.

A desigualdade é demonstrável atraves de Cálculo.

[]'s.

Atenciosamente,
Osvaldo Mello Sponquiado
Engenharia Elétrica, 2ºano