Re: [obm-l] aritimetica dos inteiros

O que vc fez me parece legal. Acho que eu nao faria
melhor (o que, por sinal, nao eh nenhum elogio).
Quanto aa unicidade da solucao, temos, conforme
demonstrado, que z = (729/99) - (8/y) = 7,3636...-8/y.
Se y -> oo, z -> 7,3636.., o que significa que, para y
suficientemente grande, 7 < z < 7,3636.., de modo que
z eh fracionario.  Resolvendo a inequacao, vemos que y
suficientemente grande significa y > 22. Assim,
qualquer solucao com y inteiro positivo tem que ter
y<=22. Se y for potencia de 2, 8/y eh inteiro ou
termina em ,5, de modo que nao atende. Se for potencia
de 3 vai terminar em ,333... ou ,9999.. e tambem nao
atende. Potencias de 5 ou de 10 nao dao dizimas
periodicas e tambem nao servem.  6, 12, 18 claramente
nao servem pois dao ,333.  ,666.. , ou ,999.. Sobram
7, 11, 15, 17, 19, 20, 21, 22. 15 e 20 claramente nao
servem. Testando os outros (nada cientifico..) vemos
que so o 22 atende, mostrando a unicidae da solucao.
De forma similar, um pouco mais trabalhosa, acho que
vc mostra que nao haha tambem solucoes inteiras
negativbas.
Artur