[obm-l] Divisores negativos

On Wed, Oct 06, 2004 at 05:30:33PM -0300, douglas.rodrigues@embraer.com.br wrote:
> A Prova de Matematica do ITA em 2003 apresentou a seguinte questao:
>
> "Qual e o numero de divisores de 17 640 que, por sua vez, sao divisiveis
> por 3 ?"
>
> A resposta correta, considerando divisores positivos e negativos, e 96.
>
> Porem nao tinha nenhuma alternativa com esta resposta, apenas com a
> resposta 48, ou seja, apenas considerando o numero de divisores positivos.
> Acredito que seja esta a questao a que o Prof. Nicolau esteja se referindo.

Não, não era.

Aliás eu acho a questão do ITA perfeitamente razoável dado que a resposta 96
não constava entre as opções; se existissem as *duas* opções (96 e 48),
acho que a questão deveria ser anulada.

A questão de que eu falava caiu no vestibular Cesgranrio de 1980-1981,
não esclarecia se divisores negativos deveriam ser contados ou não,
tinha as duas opções e foi anulada, como a meu ver deveria mesmo ser.

Como já disse, acho bobagem falar de divisores negativos na escola.