[obm-l] 0! = 1

On Wed, Oct 06, 2004 at 05:42:33PM +0000, Paulo Santa Rita wrote:
> E vantajoso definir 0!=1 : isso e tudo que, com sinceridade, um Matematico
> pode justificadamente dizer ... Alem disso, nao ha nenhuma construcao bem
> estabelecida e aceita da qual possamos derivar esta convencao como uma
> necessidade logica, apodictica.
>
> Segue dai que, muito provavelmente, estamos tangenciando um objeto que
> ainda nao compreendemos bem e que devera nos trazer surpresas agradaveis,
> quem sabe, num futuro nao muito distante ...
>
> Nao faz muito tempo que descobriram uma construcao dos numeros binomiais
> [...]

Antes de mais nada obrigado pela referência elogiosa.

Mas com todo o respeito, eu não concordo com o tema central da sua mensagem.
Acho que os argumentos que foram apresentados nesta lista para justificar
a definição 0!=1 são muito fortes, e eu nunca vi nenhum argumento razoável
a favor de qualquer outra definição.

Quanto à função gama, ela é a única função que satisfaz g(x+1) = x g(x),
[Notem que por alguma razão histórica estranha definimos a função gama
de tal maneira que g(n) = (n+1)! ] g(1) = 1 e tal que a função log(g(x))
é convexa para x suficientemente grande: eu pelo menos considero esta
uma "razão mais forte" para escolhermos a função gama como a generalização
mais interessante da função fatorial. É verdade que existem outras funções,
mas eu não conheço nenhuma que tenha uma caracterização de elegância comparável.

[]s, N.