RE: [obm-l] ponto de Hurwitz (era: Problemas IME)

Bem,

   Não só sobre o Hurwitz, mas sobre uma penca de outros matemáticos, vocês podem pesquisar no site http://www-history.mcs.st-and.ac.uk/~history/

   Sem sombra de dúvidas, é O MELHOR site do mundo sobre biografias ( desculpem pelo exagero, mas é muito bom mesmo ). Além disso, este site apresenta também várias curvas famosas, e traz história por tópicos. Vale a pena !

   Sobre o Hurwitz, o polinômio de Ralph-Hurwitz é utilizado em análise de sistemas para se verificar a estabilidade do sistema, pois a expansão das equações do sistema em transformadas z fornece expoentes para as exponenciais, e o critério de estabilidade usado é o da presença de polos somente no semiplano negativo. ( se eu bem me lembro da matéria de controle do professor Adade lá no ITA ).

   Mas podemos facilmente encontrar a biografia do Hurwitz no site.

   Grande abraço !

Celso