[obm-l] "e" e o T.F. da Algebra

on 30.05.04 21:26, Osvaldo at 1osv1@bol.com.br wrote:

> Olá Cláudio!
>
> A prova da irrac. do nº e eu resolvi exatamente da
> maneira como vc mostrou abaixo na prova(expandindo a
> exponencial por Taylor e chegando a uma contradiçao na
> hipotese.). Não sei se fui claro, é que eu gostaria de
> uma outra forma de se fazer esta dem., mesmo assim
> valew.

Nao creio que exista uma demonstracao mais simples do que essa.
A sugestao do Dirichlet, de provar que a fracao continua de e eh
nao-periodica eh valida, mas eh um caminho muito mais complicado.
Existe uma demonstracao de que e^r eh irracional para todo r racional, mas o
unico link que eu consegui achar foi esse aqui:
http://numbers.computation.free.fr/Constants/Miscellaneous/irrationality.htm

De uma olhada aqui:
http://www.cut-the-knot.org/do_you_know/fundamental.shtml

[]s,