Re: [obm-l] Cone Sul - Problema 6

On Wed, May 26, 2004 at 04:41:47PM -0400, Qwert Smith wrote:
> [...]
> inferior
> esquerdo, percorrendo as linhas do quadriculado exclusivamente nas direções
> < e v.
> (para esquerda e para baixo)
> Define-se a área de um caminho como sendo a quantidade de quadradinhos do
> tabuleiro
> que há abaixo desse caminho. Seja p um primo tal que rp(m) + rp(n) &#8805;p,
> onde rp(m)
> representa o resto da divisão de m por p e rp(n) representa o resto da
> divisão de n por p.
> Em quantos caminhos a área é um múltiplo de p?

Quem desejar aprender mais sobre esta questão deve estudar q-binomiais;
veja por exemplo o primeiro capítulo deste livrinho de colóquio:
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/publ/papers/q/index.html

> 2- Qual a regra (se existe, formal ou nao) pra se corrigir provas desse
> tipo?

Não existe regra formal. A banca deve pesar o mérito de resultados parciais,
conjecturas, idéias que não foram levadas a cabo...

[]s, N.