RE: [obm-l] cococolegio navalvalval

Oi Auggy e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

Eu e algumas outras pessoas desta lista temos lutado para que ela ( esta
lista ) mantenha o
seu espirito original, qual seja, o de ser uma "Lista de Discussao de
Problemas de Matematica
Olimpica". Acredito que enfrentamos esta batalha tambem porque :

1) Acreditamos que e pacifica a constatacao de que o ensino da Matematica
vem gradativamente
piorando, vem se tornando uma mero ensino de formulas e processos
algoritmicos e nao cumpre
um de seus papeis principais que e estimular e fazer o estudante aprender a
pensar por conta
propria.

2) As Olimpiadas de Matematica sao uma reacao contra esta mediocridade
arraigada e, so por isso,
dignas do nosso mais sincero e caloroso aplauso. Mas, por outro lado, estas
competicoes permitem
identificar talentos que poderao contribuir para o progresso da Ciencia,
outro aspectos fundamental
para o progresso do Pais.

3) Portanto, as Olimpiadas de Matematica sao importantissimas para o Pais e
os seus recursos, que
englobam ESTA LISTA, devem ser protegidos da contaminacao que assola o
ensino na imensa
maioria dos outros lugares ...

4) Por outro lado, os estudantes que se preparam para concursos vestibulares
de todos os niveis,
encontram na Internet muitos lugares onde podem esclarecer as suas duvidas,
mas os nossos
estudantes olimpicos so aqui ( ou em muitos outros poucos lugares )
encontram um "lugar
cibernetico" onde podem esclarecer suas duvidas. E isso mais uma razao para
lutarmos contra
toda forma de descaracterizacao desta lista.

5) Portanto, so as questoes vestibulares com "sabor olimpico", como ocorre
as vezes nos vestibulares
do IME ( Nivel Medio ) e do Colegio Naval( Nivel Fundamental ), deveriam, a
rigor, serem propostas aqui. E jamais alguem deveria propor aqui o "dever de
casa", por obvias razoes.

6) Ve-se portanto que nao ha arrogancia aqui, nao ha prazer de humilhar
ninguem ou a vontade
de parecer inteligente ou coisa parecida : ha somente a conviccao da
importancia fundamental deste "movimento olimpico" e que portanto, os seus
recursos ( esta lista ), devem ser preservados e aperfeicoados.

7) Portanto, quem tiver consciencia do sentido e importancia do movimento
olimpico e dos parcos recursos de que dispoe para atingir seus objetivos,
nao ira propor e/ou resolver aqui estas questoes que rotineiramente aparecem
em concursos : algoritmicas, triviais e alienigenas a este nosso ambiente.

Vamos preservar este nosso ambiente !

Um Abraco a Todos
Paulo Santa Rita
2,1021,170504