Re: [obm-l] + 1 da sexta série...

Cesar Gomes Miguel wrote:

> Vc tem certeza sobre essa resposta de 1,5m? Não fiz os cálculos, mas
> tenho aqui um problema equivalente, cuja resposta é totalmente diferente:

	Na dúvida, faça as contas !

	Seja:

C = circunferência da terra
R = raio da terra
h = altura do anel a partir do solo.

	Temos então:

	C=2*pi*R
	(C+10)=2*pi*(R+h)

	R+h=(C+10)/(2pi)
	R=C/(2pi)

	h=(C+10)/(2pi) - R
	h=(C+10)/(2pi) - C/(2pi)
	h=5/pi

	Surpresa! A altura independe da circunferência da terra!
Como a relação entre raio e circunferência é linear, qualquer
círculo aumentado de 10 unidades tem seu raio aumentado de
5/pi~1.59 unidades.

	Acho que a intuição falha porque quando ouvimos
"terra" pensamos em esfera, daí volume, e daí relação
cúbica, onde aí sim o bicho ia pegar.

Ricardo Bittencourt                   http://www.mundobizarro.tk
ricbit@700km.com.br           "tenki ga ii kara sanpo shimashou"
------ União contra o forward - crie suas proprias piadas ------